Michelle Tondineli
Repórter
Começou neste fim de semana a novena e festa em homenagem a São Sebastião, na igreja que leva o nome do santo. A programação é extensa e vai até o dia 20 deste mês. Já aconteceu a corrida rústica e a abertura do novenário; nos próximos dias será realizada a novena e o jubileu do cinquentenário no dia de São Sebastião.
De acordo com frei Valdomiro Soares Machado, a festa completa 50 anos.
- No início, quando a cidade era pequena, a festa era mais propícia. Depois a cidade foi crescendo e se desenvolvendo, e em um determinado tempo a festa parou, devido à onda de violência. Ficou sendo só a confraternização e caminhadas - afirma.
(MICHELLE TONDINELI)
Frei Valdo acredita no potencial de todos.
Frei Valdo fala que a festa retomou as atividades há cinco anos, com barraquinhas e cavalgadas, sem a venda de bebidas alcoólicas.
- Acredito que, a partir da religiosidade, confraternização e festas podemos trabalhar para encontrar a paz. Cortamos toda a bebida alcoólica da festa e nunca aconteceu nenhuma confusão. O objetivo principal é a confraternização, este ano com um gosto especial de 50 anos de evangelização e crescimento - diz.
O frei afirma que a parte espiritual é fundamental para a realização da festa e da novena.
- É ela que mexe no coração do povo e faz a mudança acontecer. O dinheiro arrecadado nas barraquinhas fica para a igreja, e nós procuramos aumentar a confraternização. O fato de acolher as pessoas também contribui para a evangelização. A parte espiritual envolve tudo, e a festa só tem sentido se tiver o espiritual - afirma.
Segundo frei Valdo, a participação dos 11 grupos de jovens também está inclusa nas atividades.
- A juventude está retornando para a igreja. Durante a festa, queremos trazer novas pessoas para Jesus e para a igreja. É fundamental este lado social para este objetivo. São 50 anos de presença evangelizadora em toda a região que compõe a nossa paróquia. O povo aqui tem fé.
Para o padre, fazer este tipo de evento todos os anos acaba sendo bastante cansativo.
- É cansativo nos preparativos, durante e depois que terminamos o evento. Temos que nos preocupar com todos os detalhes, para atender a todos. Não é só arrancar dinheiro. Mas, vale a pena, e, sobretudo porque são 50 anos de evangelização, desde a época das rezadeiras - finaliza.
A festa da igreja de São Sebastião é realizada na rua Francisco Davi, 98, Vila Guilhermina.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (38) 3212-1424.
