Feliz ano novo: momento é de planejar e vislumbrar novos horizontes

Jornal O Norte
31/12/2007 às 11:32.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:21

Jerúsia Arruda


Repórter

Então, o ano está acabando. Muitos vão dizer, finalmente! Outros, que pena! A verdade é que, a cada novo ano, por mais que se tente apegar ao que parece sólido, sacramentado, definitivo, todos esperam por uma renovação, por um ano realmente novo. Afinal, como disse Karl Marx, tudo que é sólido se desmancha no ar. É a síntese da modernidade.

Embaladas pela idéia de que daqui pra frente tudo vai ser diferente, muitas vezes sem perceber, as pessoas começam a fazer planos, a sonhar com coisas que até já ficaram no passado e que teimam em vir à tona. É a velha infância, o velho homem buscando seu lugar de direito na vida que foi moldada para servir ao novo mundo, como na metamorfose de Kafka.

É nesse momento que começam as promessas.  Parar de beber, de fumar, emagrecer, trabalhar em dobro, gastar menos, gastar mais, estudar.

Alguns pensam em zerar tudo. Virar doutor-lavador-de-prato em Londres ou em Nova Iorque só para experimentar algo realmente novo. Outros fazem planos mirabolantes de conhecer a mulher ou o homem de seus sonhos e fazer um cruzeiro pelas ilhas gregas –esse novo ano vou trabalhar como um mouro e juntar um dinheirinho.

Uns lutam para ter saúde, um emprego, um novo emprego, um namorado(a), uma casinha para sair do aluguel, dar conta de pagar os impostos e ainda comprar o material escolar dos filhos. Outros se preparam para conquistar sua grande chance na vida.

Pois bem. A época é mesmo propícia para se pensar em novos projetos, na realização pessoal, em alargar as fronteiras e vislumbrar novos horizontes.

Nesse momento o mundo está em prontidão para a chegada de 2008. Em alguns país, empunhando armas, em outros, flores.

No Brasil, a grande expectativa são as eleições municipais que certamente levarão às urnas milhares de eleitores para escolher seus prefeitos e vereadores. E, novamente, a idéia de renovação.

Fala-se em mudança, em progresso, desenvolvimento, fome zero, melhoria da qualidade da educação, educação para todos, fim da corrupção, menos impostos, salários justos, dignidade, direitos humanos. Enfim, o que se espera mesmo é uma vida renovada para todos.

A poucas horas do início de um ano novo, o que podemos desejar é que sonhem mesmo, projetem, viagem na imaginação e deixem fluir seus desejos mais secretos e que, em 2008, todos esses sonhos, projetos e desejos possam se tornar realidade, ou, pelo menos servir de inspiração para novos planos.

Que a alegria e a paz possam habilitar em todos os corações e que a renovação aconteça plenamente.

Um feliz e próspero ano novo.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por