Faroeste une amigos para o Cineclube

Jornal O Norte
19/07/2008 às 11:51.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:38

Paula Machado


Repórter

Fundado em 2000 por Raul Ferreira, Onor Sarmento e Osvaldo Antunes, a turma do cineclube faroeste, como os integrantes denominam, é uma turma de amigos de infância que gostavam muito de assistir filmes antigos de faroeste.

O grupo foi formado por três amigos que se reencontraram na maturidade e se reuniram para assistir aos filmes e bater um papo. Hoje, o clube conta com quatorze pessoas, entre homens e mulheres. Eles se reúnem quinzenalmente na casa de cada um dos integrantes do grupo para assistir a filmes não só de faroeste como também os clássicos do cinema. Inicialmente as reuniões eram feitas na casa de Raul Ferreira.

- Nós temos um calendário, um cronograma do semestre. Temos também um regimento interno. É tudo organizado - afirma Carlúcio Bicalho, integrante do grupo há sete anos, bancário do banco do Nordeste e que já foi jogador, treinador e diretor do clube montes-clarense Ateneu.

Segundo ele o grupo não faz só essas reuniões. Realiza também um trabalho coordenado pelas esposas, de doação e ajuda aos necessitados.

SOCIAL

- Elas organizam todo mês essas doações. Doamos sempre donativos. Tentamos ajudar a sociedade de alguma forma, não ficamos só assistindo aos filmes - explica ele.

Hoje o tesoureiro do cineclube do faroeste é Onor Sarmento e a coordenadora, como informa Carlúcio é Lúcia Rabelo, a primeira coordenadora mulher dentro do grupo.

- Ela é ótima! Sabe organizar as coisas direito e chamar os integrantes para as reuniões. Está fazendo um bom trabalho - diz Carlúcio.

Eles assistem qualquer filme antigo, possuem um representante no Rio de Janeiro para conseguir os filmes que não acham aqui. É um grupo muito organizado porque já tem o seu uniforme e futuramente pretendem fazer carteirinhas.

- Nós já temos uniformes, estão um pouco velhos. Vamos fazer outros e mandar fazer carteirinhas - confirma ele.

De acordo com Carlúcio, o número aproximado de pessoas que já passaram pelo clube foi de dezoito.

APOIO

As famílias apóiam a idéia do cineclube. Para elas é uma aproximação garantida.

- Hoje ninguém tem tempo para bater um papo, a vida é bastante corrida. Essa idéia aproxima as famílias e fortalece as amizades - ressalta.

Como conta Carlúcio, além de seus amigos, as esposas e os filhos deles também se interessam muito em participar.

HORÁRIOS

Mas como deixa claro, a característica principal do clube é a informalidade. Mas afirma que os horários são rigorosos.

- É muito gratificante participar desse grupo, na verdade nós nos chamamos de irmãos. Para nós já virou uma irmandade. Agora a questão de respeitar os horários é essencial visto que as reuniões são nas casas de nossos amigos. Temos que manter a boa educação - comenta.

Carlúcio frisa que os filmes que o grupo mais gostou de assistir foram Duelo de Titãs, Os Brutos também Amam, Assim caminha a humanidade e Jardim do Pecado.

Cada pessoa do grupo tem um acervo particular de filmes em suas residências.

PARTICIPANTES

A faixa etária do grupo varia entre os 40 aos 50 anos de idade.

Aos interessados em participar do grupo é só procurar um dos fundadores ou a coordenadora para conversar.

- Convidamos os interessados para assistir a uma reunião. Se a pessoa gostar ela pode continuar freqüentando as reuniões e se sentir o mais novo ou a mais nova integrante do grupo - revela Carlúcio.

Mas o grupo não trata só de cinema. Carlúcio revela ao jornal que quando está circulando algum assunto que interessa ao grupo na mídia, eles marcam uma reunião, mudam o foco para discutir sobre o assunto. E ainda revelou que de vez em quando eles convidam pessoas que trabalharam em cinemas nas funções de projetor, pintor, técnico para saber mais sobre a profissão e tirar as dúvidas.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por