Samuel Fagundes
Repórter
Começou no domingo, dia 1°, na Galeria Godofredo Guedes do Centro Cultural Hermes de Paula, a exposição Olhar Feminino que reúne aproximadamente 60 trabalhos entre telas e esculturas, de 15 artistas de Montes Claros. Na estreia da exposição compareceram aproximadamente 300 pessoas, superando as expectativas dos organizadores.
OBJETIVO
A exposição é realizada pela secretaria municipal de Cultura e de acordo com Rita Maluf, diretora do Centro Cultural, o objetivo principal da exposição é fazer uma homenagem a todas as mulheres nesta que é a semana internacional da mulher, de 01 a 08 de março. Além dessa homenagem, a mostra também tem a intenção de dar uma maior visibilidade para as artistas plásticas da cidade.
(foto: SAMUEL FAGUNDES)
- Procuramos aproveitar a data da semana internacional da mulher, então reunimos quinze artistas, que são mulheres que participam ativamente do meio artístico. As mulheres têm que ser homenageadas todos os dias, e tudo que podermos fazer para poder incentivá-las e homenageá-las iremos fazer. As mulheres ainda sofrem de preconceito em todas as áreas, mas aos poucos estamos mudando essa realidade. Nós mulheres, sempre estamos buscando e conquistando nossos espaços, então tudo que vamos fazer, fazemos da melhor possível, e quando se é bom no que a gente faz, o espaço acaba surgindo – afirma Rita.
PÚBLICO
Para Islei Mendes, técnica em beleza, a exposição é muito importante, porque é uma abertura para as mulheres que estão cada vez mais conquistando o seu merecido espaço em todas as áreas.
- A mulher de hoje tem de ser elástica, porque ela cuida de casa, estuda, trabalha e cuida dos filhos, então é importante que ela possa ter o espaço para também divulgar o trabalho feito com seu talento. Apesar da humanidade ter avançado tanto tecnologicamente e até mesmo culturalmente, ainda existe preconceito com relação a qualquer coisa que a mulher faz. Mas esses preconceitos aos poucos também vão sendo vencidos, principalmente porque as mulheres mostram que são muito capazes em tudo que fazem – ressalta Islei.
LADO DAS ARTISTAS
Para Cristina Rabelo, uma das artistas que participa da exposição, o espaço para a mulher é muito importante para a própria divulgação do trabalho, que mostra a capacidade e a independência que ela adquiriu em todas as áreas. Segundo ela, há um tempo tudo era muito limitado para as mulheres, então esse espaço artístico é de grande importância, porque mostra a sensibilidade da mulher que está aflorada na arte.
- Essa exposição divulga o trabalho da mulher dentro das artes, e em Montes Claros existem muitas mulheres que são artistas de muito talento e por isso é sempre importante divulgar esse tipo de trabalho. Culturalmente também é muito importante, porque a medida que se tem uma exposição, dá à população a oportunidade de ir e de conhecer não só os trabalhos, como também as técnicas e com isso as pessoas vão criando o habito de ir a uma exposição de artes, o que é bom tanto pra os artistas como para a própria cultural local - diz Cristina.
MOSTRA
A exposição coletiva Olhas feminino pode ser vista durante toda a semana, até o dia oito de março, de 08 horas às 23 horas, na Galeria de Artes Godofredo Guedes do Centro Cultural Hermes de Paula. Estão expostas obras das artistas Conceição Melo, Raquel Monteiro, Márcia Prates, Lirs Helena, Lúcia Cangussú, Terezinha Guedes, Zezé Rodrigues, Celeste Rodrigues, Maristela Sacramento, Jussara Nassau, Guilhermina Lúcia, Elda Veloso, Áurea Teixeira, Eunice Ferreira, Maria Cristina Rodrigues e Felicidade Patrocínio.