Fabíola Dourado
Repórter
Foi aberto oficialmente na noite de terça-feira, 18, o 31º Festival folclórico de Montes Claros. A solenidade foi realizada no auditório no Centro Cultural Hermes de Paula. Estavam presentes o prefeito Tadeu Leite, o secretário municipal de Cultura Ildeu Braúna, o presidente da câmara municipal Athos Mameluque, a fotógrafa Ângela Martins e representantes de grupos folclóricos, além de autoridades regionais e representantes de entidades ligadas à cultura de Moc.
Durante o evento, o prefeito Tadeu Leite falou sobre a importância de preservar a tradição do folclore, que faz a cidade ficar conhecida de Norte a Sul do país.
(foto: DIVULGAÇÃO)
O grupo Zabelê, coordenado pela professora Lucinha Macedo,
presta homenagem ao folclore regional.
- A festa é rica, é cultura viva. Mesmo em tempos de crise não podemos deixar de realizá-la - diz o prefeito.
A fotógrafa Ângela Martins, que lançou o livro Festas de agosto – fatos, fotos e fitas declarou verdadeiro amor ao folclore regional:
- Já me sinto desta cidade, amo as Festas de agosto, a riqueza de detalhes, o colorido. Registro tudo o que posso com minha câmara fotográfica, quero eternizar esta beleza.
A abertura contou ainda com a exposição Divinos mestres, da artista plástica Raquel Monteiro, e com apresentação de dança do grupo folclórico Zabelê.
A programação do festival folclórico só termina no próximo domingo, 23, com shows da Orquestra de viola, da cantora Débora Rosa e do Grupo de seresta João Chaves.