Samuel Fagundes
Repórter
Será realizado no próximo sábado, 25, o 2º Minas Hardcore, que acontece a partir das 19h na Casa da Juventude em Montes Claros. O evento terá a participação das bandas locais FEEBLE e AT4 e, de Belo Horizonte, a IOSF e Moldest. A primeira edição do evento aconteceu em março do ano passado com shows de cinco bandas, sendo três de Belo Horizonte e duas de Moc, que se apresentaram para um público de cerca de 400 pessoas.
A banda FEEBLE vai lançar seu primeiro CD
no evento: Herói diário (foto: DIVULGAÇÃO)
O estudante Jefferson Bittencourt é baterista da banda FEEBLE e também é o coordenador do evento. Ele conta que o Minas Hardcore surgiu da necessidade de se ter um show específico do segmento que é o hardcore. Explica que normalmente em Moc as bandas de rock tocam em eventos com bandas de variados segmentos dentro do próprio estilo que é o rock.
OBJETIVO
De acordo com Jefferson, o nome Minas Hardcore surgiu porque eles queriam dar grandiosidade ao evento, trazendo para o Norte de Minas esse nome. Segundo ele, em cidades mineiras onde são realizados shows do estilo, o nome não havia sido utilizado, então eles buscaram centralizar em Moc, e assim fazer um grande evento de hardcore, trazendo bandas de várias cidades do estado, e com isso realizando o encontro de diversas bandas de Minas Gerais com o público norte mineiro.
- A nossa intenção é difundir o hardcore, que é um estilo pouco conhecido na região. Queremos mostrar para quem não conhece o que é verdadeiramente o hardcore, que pode ser definido como liberdade e sua maior característica são as letras politizadas, o som é rápido, sujo e agressivo e, ao mesmo tempo em que é agressivo, pode ser melódico. Apesar do hardcore sempre puxar para essa linha mais politizada, ultimamente vêm aparecendo coisas diferentes. O pessoal vai mudando e isso acontece pela própria evolução natural das coisas, ninguém se mantém em uma coisa só, então, vão surgindo novas bandas que fazem o seu próprio hardcore. – afirma o baterista.
HARDCORE x EMOCORE
No Brasil há muitas bandas, como o NX Zero e Fresno, que tocam um hardcore melódico, popularmente conhecido como emocore, pelo fato de terem letras emotivas nas suas músicas, fugindo de certo modo da essência do estilo, que é a mensagem mais politizada. Jefferson conta que isso se reflete em Moc, e por muitas vezes de maneira negativa, pois algumas pessoas confundem os dois estilos.
- O emocore tem influência do hardcore no seu som, mas o estilo muda, passam a ser letras sentimentais, melódicas e é por isso que os nomes são diferentes. Muitas pessoas gostam de emocore em Montes Claros, e quando escutam bandas de hardcore se surpreendem, porque tem uma diferença muito grande, até porque o emocore puxa para o lado pop, que agrada muita gente, já o hardcore é um estilo mais underground - explica Jefferson.
Ele diz que também tem o lado positivo, pois muitas vezes as pessoas vão a um show buscando o som que estão acostumadas a ouvir e acabam conhecendo outro estilo, gostando e voltando a comparecer aos shows.
- Muitas vezes a pessoa deixa de escutar tanto essas bandas que começou escutando de início, partindo de uma linha mais tênue para uma mais agressiva que é o hardcore old school, por exemplo – ressalta Jefferson.
SERVIÇO
A expectativa do organizador é que o público que compareça seja igual ou superior ao do ano passado. O 2º Minas Hardcore começa às 19h. Às 20h deverá acontecer o primeiro show, com a banda At4 (Moc).
Em seguida a banda Moldest (Belo Horizonte), seguida da banda IOSF (BH), e finalizando a banda FEEBLE (Moc), que vai lançar o CD Herói diário, a R$ 5.
Cada banda terá 40 minutos para se apresentar. Os ingressos custam R$ 3, na portaria da Casa da Juventude.