Michelle Tondineli
Repórter
Baseado no livro O fantástico mistério de Feiurinha, a peça musical de natal O que acontece depois do para sempre estreia no Centro cultural Hermes de Paula hoje, quarta-feira, às 20h. O espetáculo é uma realização da 7ª Igreja Presbiteriana do Major Prates.
A autora da peça, Áurea Faustino, conta que a história se baseia em uma menina que já está cansada dos contos de fada e pede à mãe para contar uma história do rei de verdade.
- A mãe conta a história do rei que é Jesus e que volta para buscar sua noiva, que é a igreja. Enquanto a mãe vai contando a história, nós mostramos o nascimento, a visita dos magos e pastores, a crucificação e ressurreição. No desenrolar da história, as princesas Rapunzel, Bela Adormecida, Cinderela e Chapeuzinho Vermelho vão interferir na história para que elas não sejam esquecidas - afirma.
Áurea ainda explica que a noiva vai ser zombada pelas princesas, por seu Rei ter morrido antes do casamento, ter nascido em um estábulo e outras coisas.
- As princesas já estão em torno de 40 anos, e bem cansadas dos seus príncipes que já não são mais tão encantados. Eles estão gordos e barrigudos, perderam o charme. Rapunzel já está cansada de jogar as tranças, está com dor de cabeça. Chapeuzinho fica solteirona, atrás de um marido, e fica querendo casar com o noivo. Vai ter músicas e coreografias.
O objetivo é mostrar o verdadeiro sentido do natal, fugindo do comércio – argumenta Áurea.
São 53 atores, entre crianças, adolescentes, jovens e adultos. A diretora da peça fala que a ideia de escrever este espetáculo surgiu quando uma de suas filhas fazia um trabalho de escola sobre o livro de Feiurinha.
- No ano anterior, eu assisti essa história em dois teatros. Eu resolvi ler também. Quando eu lia surgiam as ideias, e eu resolvi trazê-las para o imaginário infantil. E minhas filhas aprovaram a peça que escrevi. Aqui nesta igreja é a primeira vez que realizo este trabalho. Todos os anos tem - explica.
Áurea ainda ressalta que, para selecionar os atores, a primeira coisa que faz é orar e pedir inspiração para Deus.
- Quando fica pronto, peço que Ele me encaminhe as pessoas certas, venho à frente da igreja e explico, falando que quero atores e aí vai aparecendo. Durante o ensaio analiso se o papel está correto ou não, e se devemos ou não continuar daquela forma - diz.
A entrada do espetáculo é gratuita. Mas, para cobrir os gastos com cenário e figurino, foi necessário realizar campanhas na igreja, como feijoada e salgados, e receberam doações.
- Minha inspiração para escrever sempre surge do nada, durante a madrugada. A ideia flui, mas quando travo tenho que parar. Estamos ensaiando há três meses. E realizamos alguns treinamentos com entonação de voz e expressão corporal e facial. As oficinas são realizadas dentro do ensaio para o espetáculo - afirma.
A coreógrafa e dançarina Camila Lima fala que quem for assistir a apresentação vai entender o verdadeiro sentido do natal.
- Para nós, é uma honra fazer esta representação. A coreografia vai animar a apresentação com um pouco de comédia. Espero que a apresentação seja tão bonita quanto os ensaios e que possamos atingir o coração das pessoas juntamente com Deus. Ela está muito linda e vários dias sentimos vontade de chorar -conta.
Para Milka Teixeira, os ensaios, que acontecem diariamente, estão em fase de perfeição.
- Estamos cuidando de cada detalhe. Querendo que fique perfeito. A peça, o figurino e o cenário estão maravilhosos e criativos. A ansiedade e boa expectativa tomam conta de todos nós, principalmente pela entrada ser gratuita. Queremos que muitas pessoas nos prestigiem e que nós consigamos agradar a todos com uma bela mensagem - finaliza.
Outras informações podem ser conseguidas na 7ª igreja Presbiteriana do Major Prates através do telefone (38) 3214- 2954 ou na Avenida Olímpio Prates, nº 1231, Bairro Major Prates.
