Logotipo O Norte
Segunda-Feira,22 de Setembro

ESPETÁCULO MONTESCLARENSE REPRESENTA MINAS GERAIS NA 6ª BIENAL DA UNE

Jornal O Norte
Publicado em 30/01/2009 às 11:47.Atualizado em 15/11/2021 às 06:50.

Samuel Fagundes


Repórter



O espetáculo Exercício n°1 sobre catrumano, desenvolvido no núcleo do projeto Rede Teia de Montes Claros, foi apresentado na 6ª bienal da UNE - União Nacional dos Estudantes, cujo tema deste ano foi Raízes do Brasil: Sentido e formação do povo brasileiro. A bienal foi realizada em Salvador, de 20 a 25 de janeiro, e teve a participação de diversos grupos de várias áreas da cultura, como literatura, cinema, música, artes cênicas, artes visuais, dentre outras. Nos cinco dias de bienal apresentaram-se grupos de todas as partes do Brasil, sendo o Exercício n°1... o único representante de Minas Gerais.






O ESPETÁCULO



De acordo com Tati Telles, que participa do espetáculo, a peça surgiu de experimentações em cima do que seria a verdadeira história da formação de Minas, baseada na tese de doutorado do professor João Batista Costa, “Mineiros e Baianeiros: Englobamento, exclusão e resistência” que foi levado ao legislativo do estado com uma junta de historiadores e antropólogos.



- Depois de várias experimentações de cenas criadas por nós, em torno de experiências individuais e coletivas sobre Montes Claros e região, estudamos a tese de João Batista Costa, o Joba: “Mineiros e Bahianeiros: Englobamento, exclusão e resistência”, onde o ele estuda as duas cidades - Mariana e Matias Cardoso - suas peculiaridades culturais e geográficas, históricas. Partindo do pressuposto que Matias Cardoso foi a primeira cidade de Minas e não Mariana, que quando foi descoberto o ouro, a região dos Geraes (de Matias) já estava abastada de gado e plantação. Morria-se muito de fome, nas expedições pelo ouro, e, assim, o Arraial de Morrinhos - hoje Matias Cardoso- abastecia de comida a região de mineração e foi fundamental para o desenvolvimento das Minas e de todo Brasil, sendo assim, o Norte de Minas essencial no desenvolvimento de todo Brasil. Matias Cardoso foi contratado da Coroa para vir apaziguar os índios e quilombos. – explica Tati.






CATRUMANO



Tati conta que o Norte Mineiro foi chamado de Catrumano por um francês que estava na região por volta de 1600, porque sempre que o norte mineiro ia sair era montado à cavalo, daí surgiu o Catrumano, ou andar à 4 mãos. Segundo ela, Guimarães Rosa usa o termo em Grande Sertão veredas, mas de uma maneira pejorativa.



O movimento Catrumano retomou o termo para afirmar seus valores sertanejos e sua cultura forte e bela, com um povo que foi e é de fundamental força para o desenvolvimento, não só de Minas, como do Brasil todo.






A APRESENTAÇÃO



Falando sobre a apresentação na bienal, Tati conta que o espetáculo foi aplaudido de pé, por todos que compareceram ao teatro, que segundo ela estava totalmente lotado. Tati ressalta que bienais como essa possibilitam uma experiência única, que é o contato com a história do Brasil e também com pessoas de diferentes regiões do país, cada qual com sua característica, formando assim o grande universo de raças e etnias que compõe o brasileiro.



- A apresentação foi linda, o teatro estava lotado, fomos aplaudidos de pé, por pessoas de todo Brasil, artistas, estudantes, enfim, caras novas e algumas já conhecidas, alguns amigos de lá e de Moc, foi emocionante. A Bahia expira história, alegrias e energias. O que mais me chamou atenção é que realmente somos todos uma mistura de raças. O Brasil e a Bahia foram formados por isso, é uma coisa que nos une, somos todos vaga-lumes brilhando sozinhos e que juntos formamos um único brilho. Já participei de várias bienais com gente de todo Brasil, com sotaques e culturas diferentes, mas no fim, somos todos um único povo, o brasileiro, que é negro, índio, paulista, sulista, nordestino, etc. A peça foi sentida assim por todos e isso me emocionou muito. – Diz Tati.






SERVIÇO



O exercício n°1 sobre catrumano será apresentado em Diamantina, nos dias 14 e 15 de fevereiro. Segundo Tati, eles também receberam convites para se apresentar em Belo Horizonte e em outras cidades do Norte de Minas. Para saber mais sobre a Rede Teia acesse www.RedeTeia.blogspot.com

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por