Empório Canadá abre espaço para cultura

Jornal O Norte
Publicado em 21/07/2009 às 11:27.Atualizado em 15/11/2021 às 07:05.

Michelle Tondineli


Repórter



O Empório Canadá, conhecido em Montes Claros pela sua batata recheada, está abrindo um novo espaço cultural para os artistas de Montes Claros. De acordo com o proprietário do bar, Daniel Morais, o empório está no mercado há 20 anos.



- O objetivo do empório não é somente ser um bar que tenha atrativos para que o público possa se divertir, mas sim ser um ponto de cultura que tenha relevância e contribua para difundir a arte na cidade - explica.



(foto: MICHELE PARRON)


null


Teatro de rua apresentado no Empório.



Além disso, Daniel conta que o bar é uma referência cultural e que, por isso, não visa apenas atrações musicais.



- Damos valor às coisas da nossa terra, como os nossos produtores de áudio visual, que já tiveram oportunidade de apresentar seu trabalho aqui no empório, como peças de teatro, além das estamparias de blusas como a Ghambiarra, que são de responsabilidade das artistas Joana e Janaína, a Mopho, que é de responsabilidade de Andressa, e a Nave, de responsabilidade de Alexandre Zuba - revela.



MÚSICA



Quando o assunto é música, Daniel torna-se um grande especialista, sempre buscando sons diferentes que possam agradar a todo o público do bar, a partir de músicas mais conhecidas. Como, por exemplo, o acervo de discos em vinil; ele tem aproximadamente 300 LPs, todos muito bem conservados, indo de Cartola ao Grupo Agreste. Isto se espelha também ao buscar novas atrações para tocar na noite do empório.



Daniel ainda conta que o bar busca sempre valorizar o novo artista, e assim fazer com que consiga um nível de reconhecimento na cidade, como aconteceu com Edu Lemos, Flavin Ribeiro, Tatarana Trio, Wendy Malheiros, entre outros.



- Como se pode perceber, não há muitos eventos que tenham a participação de grupos musicais que toquem uma boa MPB, um bom chorinho. Sempre buscamos fazer com que o público que não conhece o empório tenha  oportunidade de vir a conhecer e se tornar um cliente - comenta.



Segundo o proprietário, esses novos clientes também podem conhecer novos rumos musicais, teatrais.



- Enfim, busca-se também não só clientes para o bar, mas também procuramos fazer com que eles se inteirem da cultura da nossa região, e que saibam que aqui tem muita gente que produz cultura e que não tem oportunidade. O empório está aqui há 20 anos para tentar fazer com que isso aconteça - frisa.



PROGRAMAÇÃO



Daniel ainda lembra que a programação semanal do empório tem uma variação enorme, pois busca novas atrações para fomentar ainda mais a cena de cultura da cidade, e utiliza o espaço do bar para tentar fazer isto acontecer.



Para a musicista e responsável pelo Ghambiarra Janaina Alves, tocar no lugar onde gosta de frequentar e onde é o encontro de seus amigos, onde se sente bem, é uma experiência renovadora.



- A energia é outra, sem dúvida, não só pelo público, mas pelo astral do lugar. Expor o nosso trabalho no Empório Canadá é bastante gratificante. O público alvo do Ghambiarra se reúne, então, caiu como uma luva. O bacana do lugar é que eles sempre abrem as portas para trabalhos novos, e não só em se tratando de música, como foi o nosso caso. Já vimos poesia, curta metragem, intervenções artísticas de todas as formas acontecerem lá. O Ghambiarra foi mais um, entre tantos, dessa moçada que está começando agora e que precisa de apoio - revela.



Já Bernardo Dufrei, do Coletivo Retomada, o empório é um ponto de encontro das pessoas que querem ficar felizes.



- Aqui se encontram todos aqueles indivíduos que não entendem como a grande maioria da juventude montes-clarence pode se perder em tanta vaidade e inveja. Quando vou ao empório sinto que estou em meio a pessoas inteligentes, que sempre falam sobre assuntos construtivos. O empório faz parte de muitas ações culturais de Montes Claros, pois, quando não abre espaço para atores, músicos, artistas plásticos ou escritores, é um lugar onde os agentes culturais se encontram para uma boa prosa - diz.



Danilo do Stúdio Rock, fala que o Empório Canadá é lugar de entretenimento artístico independente:



- É um lugar aonde se encontra amigos, parceiros para tomar aquela cerveja gelada e excelente “tira-gosto”, ao som de música boa, portal da cultura da região e, sempre, valorizada pelos seus artistas que sempre estão por lá, argumenta.



O músico Edu Lemos, que já teve a oportunidade de tocar no Empório Canadá fala que seu grande crescimento musical partiu do local.



- Um lugar onde sempre fui muito bem recebido e tive a oportunidade de mostrar o meu trabalho, além dos grandes amigos que fiz por lá. Um lugar de paz e de boas energias onde sempre vivemos momentos inesquecíveis, afirma.



Para ainda firmar a boa aparência do bar, o jornalista e produtor cultural do Coletivo Plug, Rodrigo de Paula, o espaço do Empório é o qual se encontram pessoas de boa índole.



- Pessoas que sempre abrem espaço para o entretenimento da cidade, não se resumindo somente na música, sempre buscam dar oportunidades aos novos artistas da cidade, enfim e Empório é um lugar que deva ser definido não só como um bar que busca entreter seus clientes, mas sim uma referência de cultura para a cidade, pois os seus responsáveis sempre buscam inovar com atrações de várias as vertentes, como artes visuais, teatro, e outros, sobressalta.



Para visitar o Empório Canadá ou realizar alguma apresentação artística ligue no (038) 9908-1359 ou no endereço Rua Santa Maria no bairro Todos os Santos.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por