Produção: Paula Machado
Fotos: Xu Medeiros
O dia dos namorados, tratado em muitos países como Dia de São Valentim, é uma data comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais, quando é comum a troca de cartões com mensagens românticas e presentes com simbolismo de mesmo intuito. No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de Junho, por ser véspera do dia 13 de junho, dia de Santo Antônio, santo com tradição de casamenteiro. É comum querer passar o dia inteiro junto com a pessoa amada, fazer e receber carinhos.
E justamente para celebrar o dia dos namorados, O NORTE foi às ruas para saber de algumas pessoas qual o presente que vai dar ao seu parceiro. É realmente necessário dar presentes para demonstrar o amor? Você dá presente ao seu parceiro no dia dos namorados?
- O presente é uma das formas de expressar o amor, mas não é a única. O amor em si já é muito importante. Mas para a data não passar em branco, é bom sair da rotina um pouco. Dar um presente, um buquê de flores, sair para jantar. Qualquer forma de demonstrar o amor é válida.
Herberth Halley, jornalista, Edgar Pereira.
- É necessário demonstrar o amor, para agradar a pessoa, fazê-la mais feliz. Todas as datas de aniversário de namoro e nos dias dos namorados eu presenteio minha namorada. Eu costumo dar a ela flores ou cestas de café da manhã.
Leonardo Maciel, jornalista, Vila Brasília.
- É interessante dar presentes a quem se ama, mas o presente é só um detalhe, o mais importante é o amor, o carinho e a atenção que você dedica a pessoa amada. Mas sempre que posso dou presentes à minha namorada. É bom ver a pessoa feliz. Normalmente dou um buquê de rosas ou a levo para sair.
Haroldo Salgado, massagista do time da Funorte, Monte Alegre.
- Não é necessário dar presentes, porque dar presentes não significa amar. O amor é mais que isso. Basta dar atenção e carinho. Esse é o melhor presente que uma pessoa pode ganhar.
Marlene Aquino, Independência, cozinheira.
- Não precisa de um presente para que a pessoa se sinta amada. Uma palavra de carinho, um afeto, valem muito mais do que um presente. O sentimento, quando é verdadeiro, nos deixa mais feliz que um presente. Porque o presente com o tempo acaba, gasta. Mas o amor quando é verdadeiro é para sempre.
Rosilda Nogueira, auxiliar administrativa, Maracanã.
- Não é preciso uma data específica para se comemorar o amor e muito menos para amar. Qualquer dia é dia de dar presente. Não só presentes materiais, mas também por gestos de carinho pode-se notar o quanto você é amado. O que vale é o amor, com ou sem presente.
Valéria dos Santos, estudante, Major Prates.
CURIOSIDADES SOBRE O DIA DOS NAMORADOS
Na Europa e na América do Norte o dia dos namorados é comemorado no dia 14 de Fevereiro. Na Itália, as pessoas fazem um grande banquete. Na Inglaterra, as crianças cantam canções e recebem doces e balas de frutas de seus pais.
Nos Estados Unidos, nos dias que antecedem 14 de fevereiro, lojas de cartões, livrarias, lojas de departamentos e drogarias oferecem uma grande variedade de cartões comemorativos chamados Valentines.
No Japão, é uma festa grande e comercial. Em Janeiro, as lojas ou armazéns começam a vender coisas relacionadas a este dia e também começa a publicidade na televisão. A partir do fim de Janeiro, é difícil fazer compras por as lojas estarem cheias. Originalmente, é o dia em que as mulheres dão chocolates aos homens para expressar o seu amor ou os seus agradecimentos. Por sua vez, quando a mulher dá o chocolate ao seu amado e se o “rapaz” gostar dela, ele retribui a ela tal feito um mês depois, ou seja, dia 14 de março. Para o amor, chama-se “HOMMEI-CHOCO” (chocolate para o favorito), e para o agradecimento, chama-se “GIRI-CHOCO” (chocolate de cortesia ou agradecimento). O “Giri-choco” muito comum em empresas onde as mulheres dão presentes ao seu superior.
Fonte: Wikipédia