Logotipo O Norte
Quinta-Feira,28 de Novembro

Dez anos de música e parceria: Fabiana Lima e Bruno Andrade, sintonia na trajetória musical e pessoal

Jornal O Norte
16/06/2008 às 10:25.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:35

Paula Machado


Repórter

A dupla Fabiana Lima e Bruno Andrade, se apresentará no Tom da Terça  às 20h, no dia 17 de junho, no centro cultural Hermes de Paula.




(foto: WILMAR OLIVEIRA)

No show, eles vão interpretar músicas de cantores consagrados da música brasileira como Milton Nascimento, Vinícius de Moraes, Dorival Caymmi, Gilberto Gil, entre outros e também cantarão músicas de autoria da dupla que marcaram a trajetória.

Quando se conheceram, Fabiana e Bruno já tinham essa proposta de fazer um trabalho dentro da música, um trabalho diferenciado. Começaram tocando em bares com releituras de famosos cantores brasileiros. Com o tempo o trabalho foi ganhando mais força e alcançando novos espaços.

INFLUÊNCIA

Ambos já possuíam o gosto pela música e pelos instrumentos, com a parceria a paixão pela musicalidade cresceu ainda mais. Bruno Andrade já é violinista a mais de 15 anos e Fabiana já possuía a paixão pela música desde pequena, pois já havia influências na família. O pai dela tocava pandeiro e ela cresceu sob essa influência.

Fabiana Lima é cantora e compositora, mas nos shows toca instrumentos de percussão como o pandeiro, os tambores de congada, a flauta transversal e violão selo, entre outros. Bruno é violinista e também compositor e toca o violão, mas especialmente no show no Tom da Terça apresentará ao público a sonoridade norte-mineira do viola e a do violão de sete cordas que é voltado para o samba.

INSTRUMENTOS

Buscar novos instrumentos para achar novas sonoridades é a intenção da dupla. Fabiana e Bruno também são luthieres, produzem e confeccionam instrumentos musicais.

As músicas são voltadas para a raiz , para a cultura popular da região. Baseiam seus trabalhos em pesquisas realizadas com a intenção de mesclar a tradição ao gosto popular.

Normalmente as pesquisas são realizadas com os ternos de congados da cidade, como os catopés, a marujada os caboclinhos, dentre outros.

Colocar em foco as músicas do congado é um dos objetivos, mas também diversificam suas músicas envolvendo o samba raiz.

Mostrar as músicas de uma maneira que possa englobar a maneira deles de contar a história da cultura montes-clarence com sua história e suas particularidades.

Possuem dois CD’S, um foi produzido em 2005 com o nome de “marambáia” e o outro chamado “tambores nus” em 2007.

RAIZ

Quando foram perguntados o por que de escolher a música e a cultura africana para expor ao público, afirmaram que a música africana há muito tempo já está inserida na cultura brasileira, tanto na questão do ritmo como na história.

Os dois trabalham há três anos com a lei estadual de incentivo a cultura, realizando apresentações no Sul de Minas e algumas em Montes Claros, mas afirmam que o espaço aqui na cidade ainda é pouco.

Em 2005, a dupla participou do Conexão Telemig celular. Neste ano está previsto um show com a participação dos ternos de congado de Montes Claros, a partir do mês de agosto. A proposta é fazer no dia da Festa de Agosto que já é tradição na cidade.Mas a data ainda não foi definida.

INSPIRAÇÃO

- Vou andando na rua e já vem aquele refrão. Quando chego em casa já estou com a música quase pronta. É muito bacana -afirma Bruno Andrade, cantor e compositor da dupla.

Há uma mistura de estilos no desenvolvimento das composições.

- Nenhum de nós dois compõe juntos, cada um tem um estilo de pensar diferente. Mas às vezes acontece de sentarmos juntos e de repente surgir uma composição bacana - explica Fabiana Lima, também compositora e cantora da dupla.

Segundo ela, apesar de 10 anos de dupla, o caminho está apenas começando.

- Comemoramos pensando no futuro. É um caminho longo o qual tem que ter muita persistência. É muito gratificante para nós -relata Fabiana Lima.

- Costumamos dizer que não são dez anos de existência, mas sim de persistência - confirma Bruno.

E deixam uma dica para as novas duplas para que possam sempre trabalhar duro, dar o melhor de si, porque é uma profissão que demanda muito estudo e muito esforço. - O talento existe mais não é a única coisa que faz o músico- aconselha Fabiana.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por