De carona com a poesia: O projeto Poesia Ambulante, Versos Coletivos leva poesia e sonhos na carona dos ônibus coletivos

Jornal O Norte
Publicado em 19/03/2011 às 08:56.Atualizado em 15/11/2021 às 17:24.

Adriana Queiroz


Repórter



Hoje é dia de poesia nas ruas de Montes Claros, principalmente para aqueles que rotineiramente usam o transporte coletivo. O projeto Poesia Ambulante, Versos Coletivos que faz parte da programação continuada dos 25 anos de Psiu Poético, que começou no último dia 14 e vai até este domingo.



Andreia Pereira


null



- É um projeto piloto que retornará daqui a um mês. A ideia é que a gente faça até o fim do ano. A resposta foi boa, e a população interagiu com os artistas. Estamos emprestando livros e quando as pessoas devolvem, elas acabam doando outros. Estou muito feliz com a aceitação - diz o poeta e agitador cultural Aroldo Pereira.



Na praça Dr. Carlos, o grupo de literatura e teatro Transa Poético recebe a comunidade para emprestar livros. O horário é de 8h ao meio dia.No domingo, a troca será em frente ao Parque Municipal, no mesmo horário.



Quem pegar carona de ônibus vai conhecer de perto Antônio Afonso, um simpaticíssimo senhor, de 56 anos, solteiro, que, além de poeta e escritor, inventou a pipoqueira usando panela de pressão quebrada.



- Não quero casar por interesse. Só vale se for por amor, brinca o poeta que nasceu na fazenda Rio das Pedras, pertinho de Glaucilândia.



Antônio Afonso foi morar em Belo Horizonte já faz muito tempo, era ainda criança e diz que está achando fantástico voltar a Montes Claros, rever os parentes e aproveitar para declamar poesia dentro dos ônibus. Em Lições de vida, o poeta mostra a simplicidade de viver e viver bem, a alegria de amor e a necessidade de ser bem amado; o certo e o errado para uma boa convivência dentro da sua percepção de vida.



- Vi que o ser humano estava agindo com muita falta de educação. Esse livro é para essa gente se conscientizar que é preciso amar as pessoas, que o egoísmo atrapalha - diz Antônio, declamando um poema aqui, outro ali, na tarde de ontem, na redação de O Norte.



- Cheguei a Montes Claros e não sabia desse projeto, foi coincidência. Conheci o Aroldo e embarquei com o grupo dentro dos ônibus. As pessoas continuavam a viagem. Não desciam no destino - conta emocionado. Tenho mais dois livros que serão editados em breve e espero voltar a Montes Claros ano que vem, pois fui convidado para participar do Psiu Poético.






OLÍMPIO



O montes-clarense que acompanhar os poetas terá a oportunidade de conhecer também outra simpatia que é Olímpio Elton da Silva. Ele veio lá de Francisco Sá. Nasceu em 1962, na fazenda Mangal, pai de Wellington Marcos da Silva e Wélida Itamara.



Olímpio além de poeta é locutor, faz programa numa rádio comunitária e ainda tem tempo de tocar sua padaria. É evangelista da Igreja Deus Avivamento Bíblico. E que fôlego! Ele ainda encontra tempo para compor e cantar. Quer mais? É detetive particular e membro da APOM - Associação dos Poetas e Músicos Populares Brejo das Almas.



Olímpio trouxe de presente seu livro Coisas da Vida. Escreve com emoção intensa, filtrada no fundo do coração. É dele o poema Mulher, onde homenageia as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher ....Deus fez a mulher, para ser uma companheira, não para ser uma escrava, aqui e em terras estrangeiras...,



- Participo do Psiu há dez anos, publiquei três livros. Gosto de fazer poesias, declamar. Sinto nas viagens com o projeto Poesia Ambulante que as pessoas estão precisando disso. Elas aplaudem, os motoristas parecem mais felizes - diz Olímpio.



Portanto, o fim de semana em Montes Claros fica especial com a presença de Antônio Afonso, de Olímpio Elton e de você que, se quiser, pode pegar agora mesmo uma carona no próximo ponto.



E boa viagem!

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por