‘Cyrano por Cyrano’

Peça teatral produzida a partir de trabalho na Unimontes será apresentada no Rio de Janeiro

Da Redação
25/01/2019 às 07:10.
Atualizado em 05/09/2021 às 16:12
 (SOLANGE SARMENTO)

(SOLANGE SARMENTO)

De 1º a 23 de fevereiro, sempre às sextas-feiras e aos sábados, será encenada no Teatro Municipal Café Pequeno, no Leblon, no Rio de Janeiro, a peça de teatral “Cyrano por Cyrano”. Trata-se de um monólogo resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da graduação em Artes/Teatro da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O monólogo será apresentado pelo ator Pedro Rodrigues, egresso da instituição de ensino.

A encenação tem a direção da professora Solange Sarmento, docente do curso de Teatro da Unimontes e que foi a orientadora do TCC.

Pedro Rodrigues foi graduado em 2018. O espetáculo “Cyrano por Cyrano” é uma adaptação da peça “Cyrano de Bergerac”, baseada na vida do escritor francês de mesmo nome, de autoria de Edmond Rostand, feita pelo próprio Pedro Rodrigues.

“Para nós, do Curso de Artes/Teatro da Unimontes, a apresentação de uma peça montada como resultado de um TCC no Teatro Municipal Café Pequeno, no Leblon, é muito relevante, pois o Rio de Janeiro é a vitrine do cenário teatral brasileiro”, afirma a professora Solange. “A encenação também é valiosa para que as pessoas entendam a relevância do trabalho acadêmico científico que está sendo levado ao público, compreendendo também seu caráter artístico”, completa.

Ficha TécnicaElenco: Pedro RodriguesTexto: Adaptação de Pedro RodriguesDireção: Solange SarmentoSOLANGE sarmento

 
SINOPSE
A peça “Cyrano por Cyrano” tem duração de 45 minutos. Cyrano é um apaixonado poeta, exímio espadachim, dramaturgo, bravo soldado, grande filósofo e profundo estudioso da física, matemática e astronomia.

Cyrano de Bergerac tem qualidades incomuns, porém a feiúra as encobre como uma sombra. O nariz avantajado é o motivo da frustração, esta que causa em si uma tortura, a de ser acompanhado pela feiúra, embora este tenha um enorme coração.

Cyrano é enamorado pela prima Roxane, uma bela moça da sociedade francesa, que está perdidamente apaixonada por Christian de Neuvillete, um novo soldado que acabara de chegar à Companhia da Gasgonha. O conflito maior da peça é o triângulo amoroso instalado entre o amor de Roxane por Christian, o referido soldado; o desejo do seu amor pelo aristocrático Conde De Guiche, que luta por ela e desafia o protagonista no início da trama; e por fim Cyrano, que se julga não ser digno do amor de Roxane por conta da própria feiúra.

“A arte corre em minhas veias e o teatro está presente em minha vida desde os 10 anos de idade. Quando tive a oportunidade de conhecer o texto Cyrano de Bergerac tive certeza de que queria trabalhar com essa peça no decorrer da faculdade, encaminhando assim a obra para o meu TCC. Foi nesse momento que decidi juntamente com minha orientadora e diretora que o trabalho seria adaptado para um monólogo e que iríamos colocar na estrada”, diz o ator Pedro Rodrigues.

SERVIÇOEspetáculo: “Cyrano por Cyrano”Temporada: de 1º a 23/2 (sextas e sábados)Horário: 22 hDuração: 45 minClassificação indicativa: LivreGênero: Teatro
Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por