Luiz Montes
Jornalista
Estreou sábado, 1º de novembro, em Montes Claros, o curta-metragem ficcional Daniela. O lançamento foi na Sala Geraldo Freire, ao lado da câmara municipal, local onde são exibidos aos sábados filmes do projeto Cinema comentado cineclube. Este lançamento registrou um marco inédito no Norte de Minas, por se tratar da primeira produção cinematográfica com produtores, elenco, roteirista e profissionais envolvidos, todos de Montes Claros. As locações de cenários foram escolhidas em locais conhecidos da cidade.
A protagonista, cujo nome dá razão ao título, é interpretada pela atriz e bailarina Luna Guimarães, em sua estréia para o cinema. O elenco conta ainda com Gustavo Ruas, Nyna Figueiredo, Hellen Rocha, Marília Rizzi e Marieta Gentil Firmino Araújo.
O filme foi dirigido por Iesus Filho, acadêmico de Direito das Faculdades Santo Agostinho, em seu primeiro trabalho para o grande público, contando com a assistência de Luis Gustavo Montes, acadêmico do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Brasília/DF (UNB), que foi o responsável pelo roteiro do curta-metragem. A produção ficou a cargo de Ana Flávia Amaral, responsável também pela direção de atores.
O objetivo maior da produção, além de dar vazão à criatividade de seus envolvidos, é exibir o filme em Festivais de Cinema de todo o país e em eventos e salas de cinema da capital Mineira e de Montes Claros, elevando e consolidando assim o nome da cidade no cenário nacional de produção audiovisual.
O roteiro conta com uma atuação sutil e marcante, com imagens, direção de artes que visam o belo presente no cotidiano. Para isso a produção do curta-metragem conta com uma equipe de profissionais competentes e reconhecidos na área e com equipamento técnico de alta qualidade. O intuito é levar a produção, que se pretende sensível, poética e com alta qualidade visual e sonora, aos Festivais de Cinema de todo o país e a salas de cinema, cineclubes, eventos e faculdades de Montes Claros e de outras cidades, elevando assim o nome de Montes Claros dentro do cenário nacional de produção audiovisual.
“Este curta-metragem aposta no sutil e sincero para expor, com uma verossimilhança consistente, um momento complicado para muitos. Com atuações que encontram no olhar e no sussurro uma maneira de buscar na introspecção o espectador”, disse Iesus Filho, diretor do curta-metragem Daniela.
SINOPSE
Daniela tem a vida dos sonhos de muitas garotas. Amigas reunidas, bares, festas e um namorado bonito e divertido. Contudo, sente-se incompleta e o vazio lhe persegue. O mundo acabará por lhe mostrar que não é tão perfeito. Ela se surpreenderá com todos e consigo mesma.