Samuel Fagundes
Repórter
A escola de Inglês e Espanhol CCAA de Montes Claros realiza neste sábado, dia 25, a quinta edição da Fiesta de la hispanidad que é uma comemoração ao Dia da Hispanidade que acontece no dia 12 de outubro. O evento é coordenado por Ana Lúcia Ramos Alkmim, que é diretora da escola e professora de Inglês. Também fazem parte da coordenação e organização do evento os professores Fábio, João Lucas, Alisson, Getúlio, Lauro, Letícia, Luis Guilherme, Sinara e Daniela.
A festa é realizada em Montes Claros desde 2003 e o objetivo, de acordo com diretora Ana Lúcia Ramos Alkmim, é proporcionar aos estudantes e falantes da língua Espanhola, um ambiente onde eles possam aprender mais sobre esse idioma e também sobre a cultura dos países onde se falam o Espanhol. Como o evento é aberto ao público, Ana Lúcia explica que a intenção é de também estimular pessoas que não têm tanto contato com a língua e com a cultura espanhola a se interessarem e talvez descobrir uma afinidade com o idioma.
CULTURA LATINA
- Entender sobre a cultura é muito importante para o aprendizado do idioma, isso fortalece a compreensão de expressões, por exemplo. E como é um evento cultural, tentamos mostrar de tudo um pouco desses países onde as pessoas falam espanhol. Costumamos dizer que o que fazemos é um mix de músicas, apresentações folclóricas, de peças de teatro, de danças de comidas típicas. Também convidamos alguma autoridade sobre o assunto para falar sobre a cultura desses países e fazer uma breve explicação sobre cada um – explica Ana Lúcia.
A professora e diretora conta que o que foi feito na festa do ano anterior não é repetido em outra, que estão sempre inovando, para não cair numa rotina. E, esse é um dos atrativos, pois segundo ela as pessoas comparecem ano após anos porque sabem que sempre serão apresentadas novidades.
Ana Lúcia afirma que a cultura espanhola esta inserida na cultura norte-mineira, como por exemplo, na culinária que já se faz presente nas refeições dos norte-mineiros. Ela ressalta que não só a cultura da Espanha como dos paises latino americanos, pois na verdade, na América Latina só o Brasil que não fala Espanhol.
Ela lembra que com a valorização do real em relação à moeda dos vizinhos, houve um fluxo muito grande de brasileiros para o Chile, para a Argentina, e esse vai e vem da economia, possibilita também um intercambio cultural.
CONCURSO DE COMIDA
Na festa é realizado um concurso de comidas típicas, onde equipes formadas por acadêmicos e professores dos cursos de Letras Espanhol, da Unimontes, da Funorte e do Iseib. Ana Lúcia explica que eles escolhem qual será a comida e normalmente procuram alguém que saiba fazer esse prato, para ele concorrer no concurso de comidas típicas. São premiados os três melhores e a premiação que segundo a diretora é simbólica, é feita com brindes da própria escola e também com alguns cedidos por comerciantes da cidade. Os acadêmicos aproveitam o evento e fazem barriquinhas com vendas de comidas e bebidas típicas.
APRESENTAÇÕES
São realizadas apresentações de dança, apresentações musicais e de teatro em Espanhol. A escola concede aos acadêmicos um certificado por terem participado desse evento que contará como horas extracurriculares.
EXPECTATIVA
Segundo os organizadores, o evento atinge todo o público, de crianças a adultos. Ela conta que a cada ano, o público tem surpreendido e que para esta edição a expectativa é que aproximadamente 500 pessoas compareçam.
- A festa tem sido melhor que o ano anterior, o que mostra que esta havendo um crescimento da festa – conclui Ana Lucia.
SERVIÇO
O CCAA unidade São Luiz fica na Rua Dr.Mario Veloso, 252, Jardim São Luiz. Telefone 3222-9195.