Logotipo O Norte
Segunda-Feira,25 de Novembro

Cultura autóctone é tema de shows nas Festas de Agosto

Jornal O Norte
08/08/2007 às 16:55.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:12

Os grupos de Belo Horizonte, Suíte para os Orixás e Babilak Bah e Enxadário: Orquestra de Enxadas, misturam a música primitiva de origem africana às novas linguagens sonoras, em dois shows surpreendentes

Jerúsia Arruda


Repórter


jerusia@onorte.net

O mês de agosto é, indubitavelmente, a data mais esperada do calendário festivo de Montes Claros, com a realização das tradicionais Festas de Agosto e o Festival de Cultura Popular, que promove a integração da comunidade em torno dos elementos religiosos e artísticos que envolvem a festa, além de movimentar todos setores da economia da região.

A tradição do povo de Iorutuba é representada no espetáculo do Suíte para os Orixás

Na programação do Festival, está prevista uma série de apresentações de grupos de cantos e danças folclóricas de várias cidades mineiras, além de shows musicais, todos à base de elementos da cultura popular, tendo a batida do tambor como centro.

Uma das atrações do Festival é o espetáculo do grupo Suíte para os Orixás, considerado um dos mais belos trabalhos de música instrumental realizado em Minas Gerais. Criado a partir de temas e ritmos afro-brasileiros, da tradição do povo de Iorutuba, original das nações de Keto e Angola, o grupo e produz uma música que é, na verdade, uma evocação mística dos Iorubas, com cantos e danças típicos dos orixás pautando temas vigorosos e instigantes.

Criado a partir de um trabalho de pesquisa, composição e orquestração, que durou cerca de três anos e se transformou numa música para orquestra de cordas e um grupo com flauta, percussão, bateria, vibrafone e contrabaixo, o Suíte para os Orixás estreou em Belo Horizonte, em 1992 de e já ganhou vários prêmios.

Formado por Neném (bateria e percussão), Mauro Rodrigues (flauta), Sergio Aluotto (vibrafone e percussão), Guda (percussão), Ivan Corrêa (contrabaixo) e Ricardo Cheib (percussão), o Suíte para os Orixás se apresenta no dia 17 de agosto, sexta-feira, às 21 horas, na Praça da Matriz.

BABILAK BAH

O som afro-brasileiro volta se manifestar em maior intensidade nas Festas de Agosto com a apresentação do músico, cantor e compositor Babilak Bah e sua Enxadário: Orquestra de Enxadas, que mistura o som das enxadas à suavidade do violoncelo, violinos, caixa de folia, a alegria do pífano – às vezes dois, tocados ao mesmo tempo pela mesma pessoa – e o peso dos tambores, guitarra, baixo e sintetizador.

A música produzida por Bah mistura a cultura autóctone às novas linguagens, com uma perfomance sonora e visual surpreendentes.

No palco a enxada não é uma ferramenta milenar, usada como base sustento de trabalho árduo, geradora de alimentos, alegria e exploração, ou uma arma, como define o músico em seu CD Enxadário. Ela é um instrumento musical. Mais do que isso, é o principal instrumento de um show onde a poesia convive em pé de igualdade com o protesto, o engajamento e a exuberância da black music, reforçada pelas nuances dos sons nativos. Assim também é o Cd, que reúne 11 faixas de música incidental, instrumental calcado nos sons da enxada, no surpreendente berimbacia (instrumento à base de arco de berimbau e bacia, criado por Bah), na expressiva rapsódia de Babilak Bah, que passeia livremente pela literatura popular com fortes influências da cultura africana, resultando em uma colheita musical que vai do Bolero de Ravel a Zé Ramalho, com intervenções poéticas vigorosas e livres, atiladas experimentações sonoras.

Com irreverência poética e musical, Babilak Bah se apresenta pela segunda vez na cidade, acompanhado dos músicos Johnny Herno (percussão), José Dias (baixo), Leonardo Brasilino (trombone), Saulo Fergo (guitarra) e Zeca Magrão (percussão), O show acontece dia 19 de agosto, às 21h, na Praça da Matriz, encerrando o Festival de Cultura Popular e as Festas de Agosto de Montes Claros.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por