Logotipo O Norte
Quinta-Feira,28 de Novembro

Culinária mineira incentiva turismo

Jornal O Norte
10/04/2008 às 16:36.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:30

Da Agencia Minas

Capricho, hospitalidade e o melhor da gastronomia brasileira. Estes são os ingredientes da terceira edição do Brasil Sabor, que começou ontem, quarta 9 e vai até sexta-feira (11), reunindo 27 municípios mineiros. Com apoio institucional da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), o evento é organizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), em parceria com o ministério do Turismo e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A Abrasel aposta no incremento da movimentação turística nas 27 cidades mineiras participantes do festival gastronômico que acontece, simultaneamente, em todo o país.

Minas Gerais ocupa a segunda posição no ranking como receptor de turistas nacionais, perdendo apenas para São Paulo. Dados do Ministério do Turismo mostram que, entre 2005 e 2006, o Estado recebeu cerca de 4,2 milhões de visitantes. O Brasil Sabor 2008 pretende reforçar essa vocação do Estado, com a divulgação dos Circuitos Turísticos Mineiros compreendidos pelo festival. A secretária de Estado de turismo de MG, Érica Drumond, reconhece a importância da culinária mineira para a ampliação do turismo local. “O Brasil Sabor é um evento que apresenta e promove um dos maiores diferenciais do turismo de Minas – a gastronomia – uma mágica mistura de temperos, cores e aromas, que tanto agrada o turista nacional, quanto ao paladar do mais exigente visitante internacional. O evento consegue mostrar a qualidade e a diversidade da culinária mineira, característica de todo o Estado, envolvendo pratos típicos de 27 municípios de Minas Gerais”, afirma.

Este ano, 20 circuitos turísticos de Minas integram o roteiro do festival somando, ao todo, 142 estabelecimentos participantes. “O reconhecido talento culinário do Estado, aliado à criatividade dos pratos e aos atrativos históricos e naturais, podem, sem dúvida, promover uma maior circulação de visitantes em Minas”, afirma Paulo Nonaka, presidente da Abrasel-MG. Ele ainda reforça que visitar os roteiros turísticos é uma forma de contribuir para o desenvolvimento sustentável de municípios mineiros e ajudá-los a preservar sua identidade cultural. “O Festival, fomentando este tipo de turismo, traz contribuições relevantes para nossa economia e para a preservação de nosso patrimônio material e imaterial,” explica o presidente da Abrasel-MG.

CONCURSO CULTURAL BRASIL SABOR 2008

Em Minas, outra novidade do Brasil Sabor 2008 é o concurso Cultural Brasil Sabor, que irá premiar a melhor frase que associar Minas Gerais à gastronomia. Os cupons e as urnas estarão disponíveis nos estabelecimentos participantes. O autor da melhor frase ganhará um cruzeiro marítimo pelo nordeste, com direito a um acompanhante.

PRATOS TÍPICOS

Alguns estabelecimentos participantes do Brasil Sabor 2008 aproveitam o potencial turístico de suas cidades nas receitas elaboradas especialmente para o festival. O restaurante Casa Velha, da cidade de Diamantina, localizada no Circuito dos Diamantes, oferece ao público o prato e a sobremesa preferidos por Juscelino Kubitschek: Frango com Quiabo à JK, seguido do doce Ambrosia. Além disso, o restaurante está instalado na casa onde o ex-presidente nasceu, e seu proprietário tem muitas histórias e recortes de matérias antigas, publicadas sobre o político e sua relação com a cidade.

Outro estabelecimento de Diamantina, o restaurante Grupiara, explorou um ingrediente inusitado da vegetação local e criou o prato Quiabo da Lapa. A receita inclui costelinha de porco com o quiabo da lapa – um cáctus característico do cerrado. Aos olhos de quem vê, parece impossível fazer da planta – bastante espinhenta – uma delícia da culinária regional. A iguaria é acompanhada de arroz, feijão e angu.

O FESTIVAL

O Brasil Sabor 2008 é organizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), em parceria com o Ministério do Turismo e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Como o evento reune cerca de 200 cidades participantes e mais de 2 mil restaurantes em todo o país neste ano, o slogan é “Em cada lugar um gosto de Brasil”.

Em Minas, o Brasil Sabor conta com os apoios da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais, Belotur, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Bohemia, Coopertramo, CVC, Faculdade Estácio de Sá, Everest Comunicação Visual, Johnson Diversey, Mart Plus, Radio Mix, Ormimaq, Savena Locadora de Veículos, Serviço Nacional e Aprendizagem Comercial (Senac), Vilma Alimentos, Visa e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minhas Gerais (Sebrae Minas).

Durante o festival, para orientar e facilitar a escolha dos restaurantes pelo público, será distribuído um guia que agrupa os estabelecimentos de acordo com os principais ingredientes da composição dos pratos, como por exemplo, carnes, peixe, frutos do mar, massas, entre outros. O guia traz os nomes dos restaurantes e dos pratos, os endereços e uma breve descrição das iguarias. Os estabelecimentos também estão investindo em treinamento para os funcionários, orientados a informar ao visitante sobre o prato da casa selecionado para o evento.

OUTROS CIRCUITOS

Além do Circuito dos Diamantes, os demais roteiros turísticos de Minas Gerais e suas cidades participam do Brasil Sabor 2008: Circuito Trilha dos Inconfidentes (Barbacena e Tiradentes); Circuito de Belo Horizonte (Belo Horizonte); Circuito Verde – Trilha dos Bandeirantes (Betim e Contagem); Circuito das Grutas (Confins e Inhaúma); Circuito Villas e Fazendas de Minas (Conselheiro Lafaiete); Circuito Terras Altas da Mantiqueira (Itamonte); Circuito Caminho Novo (Juiz de Fora); Serra do Ibitipoca (Lima Duarte – Distrito Conceição do Ibitipoca); Circuito Serras Verdes do Sul de Minas (Monte Verde e Paraisópolis); Circuito do Ouro (Nova Lima, Ouro Preto, Sabará e Santa Luzia); Circuito Tropeiros de Minas (Patos de Minas); Circuito do Mirante (Porto das Flores); Circuito Parque Nacional da Serra do Cipó (Santana do Riacho); Circuito Fernão Dias – Queijos do Sul de Minas (São Gonçalo do Sapucaí); Circuito das Águas (São Lourenço); Circuito Serras de Minas (Ubá); Circuito dos Lagos (Uberaba); Circuito do Triângulo Mineiro (Uberlândia); e o Circuito do Lago de Furnas (Varginha).

BARES E RESTAURANTES

No Brasil, o setor de alimentação fora do lar – que inclui bares, restaurantes, lanchonetes, padarias e empreendimentos dentro de escolas e hospitais - representa quase 1 milhão de empresas, emprega 6 milhões de pessoas, gera, diretamente, 2,4% do PIB brasileiro e absorve 26% do total de gastos com alimentação - a projeção é de que esse gasto atinja 40% entre 2020 e 2025. No turismo, o segmento é responsável por 40% do PIB e por 53% da mão-de-obra empregada.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por