Nessa sexta-feira, dia 11 de julho, a coteminas realiza a VII cotearte – a mostra de artes dos alunos do Centro Educacional Coteminas, no auditório da escola de 8h às 12 h e de 13h às 17 h. O evento é gratuito. A exposição das obras produzidas durante o primeiro semestre do ano.
Participará da mostra cerca de seiscentos e sessenta crianças e jovens de quatro anos de idade até os quatorze anos, ensino infantil e fundamental. O tema dessa VII cotearte é os quatro elementos. Os quatros elementos da natureza serão transformados em arte nessa exposição, dar formas e texturas baseadas nas informações de escolas artísticas e nos ícones das artes do renascimento, da antiguidade clássica, do barroco, do impressionismo, do modernismo entre outras. Foram produzidos trabalhos distintos como, por exemplo, desenhos, pinturas, colagens e esculturas. Nessas obras pode-se notar o talento e a criatividade desses pequenos artistas.
A escola elegeu a temática os quatro elementos porque o eixo multidisciplinar da escola é vida - e os quatro elementos agregam de forma expressiva essa temática, propõe dessa maneira a possibilidade dos alunos vivenciarem uma conscientização sobre questões ligadas ao desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente como uma forma de exercer cidadania. O projeto também visa dar oportunidades aos alunos para que possam ter o conhecimento e a apropriação da Arte como instrumento de expressão de cada um, é a reflexão de artistas sobre a sociedade onde estão inseridos.
Conscientizar através da arte de suas potencialidades e habilidades, fazendo-os perceberem que podem se desenvolver em diferentes áreas e demonstrar suas aptidão e diferentes inteligências.
A escola também trabalha com projetos envolvendo Valores de Vida. Visando a formação do caráter dos alunos. E já adianta ao Norte que seus próximos temas serão vida e Cultura - vida e Cidadania.
- A exposição de Artes do CEC é sempre impressionante porque a arte provoca esse sentimento do belo em nós. A cada edição da cotearte ficamos maravilhadas com a grandeza do que é produzido. Através da exploração de diversos materiais e usando vários suportes, os alunos experimentaram técnicas diferentes e puderam fazer leituras críticas de várias obras, conhecer a vida de cada artista. Revelou Rita Cangussu, diretora da escola Coteminas.
Segundo ela, essa proximidade os incentivou a produzirem uma arte muito interessante e especial porque retrata também a vivencia de cada um.
O resultado é uma verdadeira explosão de cores, formas e muita arte.