Paula Machado
Repórter
As inscrições para o bem sucedido concurso estadual DOCTV IV estão de portas abertas. Trata-se de um dos projetos do setor audiovisual brasileiro, que neste ano vai premiar 35 projetos de documentaristas. Além de candidatos do Distrito Federal, mais vinte e seis estados brasileiros podem participar do concurso.
O programa é uma realização da secretaria do Audiovisual do ministério da Cultura, Abepec - Associação brasileira das emissoras públicas educativas e culturais, TV Brasil, Fundação Padre Anchieta, com apoio da ABD - Associação brasileira de documentaristas e curta-metragistas. Em Minas Gerais, o prêmio oferecido pela Abepec, secretaria de estado da Cultura, Rede Minas, Associação dos amigos do Crav e Usiminas, com apoio da Associação curta Minas, é de 110 mil reais, para que os documentaristas façam a sua produção.
Como programa de estímulo à produção e teledifusão do documentário brasileiro, DOCTV, nasceu em 2003, e tem como principal objetivo a política da secretaria de Audiovisual, para a reestruturação do setor de produção de documentários e TV pública. O DOCTV atua em todas as áreas, como formação, produção e difusão até ao processo de comercialização do documentário.
Um outro objetivo é desenvolver a atividade em todo o país, garantindo produção regionalizada.
Na comissão de seleção dos trabalhos que forem enviados para o concurso, estão: Rafael Conde - Rede Minas, Daniel Queiroz - Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais, Geraldo Veloso - Associação Curta Minas, Marília Rocha - DOCTV e Júnia Torres - Secretaria Audiovisual do Ministério da Cultura.
As inscrições para o DOCTV IV e DOCT MG II, vão até o dia 11 de julho. Os interessados em participar do concurso devem consultar o regulamento e verificar o guia de procedimentos, nos sites: www.redeminas.mg.gov.br - www.cultura.mg.gov.br - www.curtaminas.com.br