Michelle Tondinelli
Repórter
Durante esta semana o coletivo Plug abriu as inscrições para o projeto Terça Cultural. As atividades começam no próximo dia quatro de agosto e se estenderá até o mês de dezembro deste ano. A iniciativa pretende dar suporte aos novos artistas da cidade nas áreas de teatro, música, dança, mostras audiovisuais e performance literárias e poéticas em apresentações semanais durante as terça-feira.
COMO REALIZAR AS INSCRIÇÕES?
Para isso os interessados no projeto basta acessar o site terça cultural.blogspot.com, fazer o download da ficha de inscrição do Terça Cultural e enviar para o e-mail projetotercacultural@gmail.com. Caso os interessados não tenham acesso à internet para baixar a ficha de inscrição, os mesmos poderão buscar a ficha na Secretaria Municipal de Cultura, preencher e entregar no mesmo local. O processo de seleção dos interessados passa pela avaliação da produção do projeto
O PROJETO
O jornalista e produtor cultural Rodrigo de Paula, responsável pelo projeto ressalta, que é uma ótima oportunidade para classe artística que se inicia ou que busca colher material de mídia, formação de platéia e visibilidade para os seus projetos.
- Não se trata de uma proposta que solucione por inteiro a carência de amparo para os artistas, mais sim uma iniciativa “sóbria” que visa contribuir para o desenvolvimento dos projetos existentes na cidade e região, auxiliando os mesmo dentro da realidade atual da região-diz
O organizador do evento ainda revela que o trabalho mútuo entre a Secretaria Municipal de Cultura e agentes culturais nesta empreitada pretende dar mais visibilidade para os artistas e disponibilizar entretenimento cultural gratuito e semanal para a população da cidade nas mais variadas áreas da cultura, com abertura para a dança, teatro, música e mostras audiovisuais e produções locais.
A Terça Cultural será a iniciativa que promoverá essa visibilidade e amparo para a classe artística que se inicia em Montes Claros. É a incubadora que cria uma oportunidade de visibilidade e nesta é colhido material que auxilia os mesmos a economizar recursos para a captação e produção do material de divulgação destes grupos.
PRÉ-ESTREIA
No último dia 30 de junho foi realizada uma apresentação intimista da proposta, na qual foi possível fazer as filmagens para amostragem dos trabalhos e fotografias a qual se pretende criar suporte. Participaram da proposta o grupo de dança de rua “Fica Vivo” da cidade Cristo Rei, a Cia. de Dança Dâmares Rodrigues, a banda La Radiolina, intervenções poéticas com o ator Auíri Tiago, a mostra audiovisual da curtas-metragem Sobre a falta de... Da produtora e jornalista Lara Araújo e Daniela do produtor Iesus Filho.
Apesar de já existirem atrações já agendadas dentro da programação do ano de 2009, a produção da Terça Cultural faz conta com a classe artística para procurarem a Secretaria Municipal de Cultura ou acessarem o blog oficial do projeto, para realizarem suas inscrições e participarem da iniciativa.
Para mais informações os interessados podem ligar para a produção da Terça Cultural no número (38) 3084-3782.