Cláudio Mineiro: um show de percussão

Jornal O Norte
24/08/2007 às 11:52.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:14

O músico montes-clarense Cláudio Mineiro apresenta o show instrumental A viagem dos ritmos, com repertório à base da percussão

Jerúsia Arruda


Repórter


jerusia@onorte.net

No próximo dia 13 de setembro, o percussionista Cláudio Mineiro volta aos palcos de Montes Claros, apresentando o show A viagem dos ritmos, homônimo de seu primeiro CD solo, gravado em 2001, com composições próprias e participações especiais de importantes nomes da música brasileira.

O show acontece no teatro do conservatório estadual de música Lorenzo Fernandez, às 20h, com entrada franca. Acompanham Cláudio Mineiro os músicos Marcelo Andrade (flauta e sax), Keber Leoni (baixo) e Saulo Leoni (piano).

Mineiro diz que a percussão é uma paixão de infância e, quando iniciou seus estudos musicais, aos doze anos de idade, no conservatório Lorenzo Fernandez, sempre manteve a atenção voltada para os instrumentos de percussão, e, ainda criança, participou de escolas de samba e grupos folclóricos.

Em 1984 se mudou para a Europa, onde viveu por 14 anos e fez importantes estudos e parcerias para sedimentação de sua carreira profissional, e, também, participou de grupos musicais na Inglaterra, França, Portugal e Suíça. Em Paris, tocou com o músico Vilson Vasconcelos, integrante do Badem Power, e, de 1990 a 1994, viveu na Suíça, onde tocou com Eduardo Botelho, do grupo Terra Brasil, participando do Festival Internacional de jazz, em Friburgo. Em 1995 se mudou para Londres, onde estudou percussão clássica indiana (Tabla) com o multiinstrumentista indiano, Balugi Shrivastav, chegando ao 1º nível, e participou do CD instrumental Brasileiro Coração, do suíço Cláudio Rugo.

No período que permaneceu em Londres, até 2000, Mineiro trabalhou em escolas públicas estaduais ministrando cursos e oficinas de percussão, onde ensinou folclore brasileiro e percussão rítmica, junto com a atriz Sara Maison que, durante a aula, dirigia e atuava na peça África my África, com trilha sonora executada ao vivo pelo músico.

Também participou do projeto Afro-Menco, de música e dança africana e espanhola.

Em 2001, de volta ao Brasil, tocou com o baixista e compositor Yuri Popoff, a cantora Mara de Aquino e é convidado especial e permanente do grupo instrumental Wahari, de Curitiba.

Em 2001 lançou seu primeiro CD instrumental solo, A viagem dos ritmos, com composições próprias e participações especiais de Yuri Popoff, Lena Horta, Décio Ramos e outros músicos.

Desde que retornou a Montes Claros, o músico vem ministrando oficinas onde ensina percussão a crianças e adolescentes da rede municipal de ensino, além de oficinas para adultos e capacitação técnica para músicos que já atuam profissionalmente. O percussionista também participa de shows e gravações de CD de vários artistas e faz seu próprio show em cidades de todo o país.

No último mês de julho, Cláudio Mineiro participou de um projeto do Centro Cultural do Banco do Nordeste, em Fortaleza /Ce, onde ministrou oficinas de percussão e, também do Festival de Jazz de Santa Bárbara, onde dividiu palco com importantes nomes da música instrumental brasileira.

O show de Cláudio Mineiro também foi atração nas Festas de Agosto de Montes Claros na edição desse ano, onde apresentou um repertório marcado pela criatividade e maduros improvisos. O destaque do show foi o jovem pianista Saulo Leoni, que acompanhou com maestria a proposta do percussionista. O show do dia 13 de setembro, segundo Cláudio Mineiro, é, na verdade, um bis para o público que lotou a Praça da Matriz e ficou com gostinho de quero mais.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por