Logotipo O Norte
Terça-Feira,23 de Setembro

Cinepoesia é tema do Psiu Poético

Jornal O Norte
Publicado em 02/07/2009 às 10:03.Atualizado em 15/11/2021 às 07:03.

Michelle Tondineli


Repórter



Estão abertas as inscrições para o 23º Salão nacional de poesia Psiu Poético, com o tema Cinepoesia. As inscrições começaram no dia primeiro de julho e terminam no dia 28 próximo, podendo ser realizadas através do site www.psiupoetico.com.br ou pelo e-mail psiupoetico@gmail.com ou, ainda, na biblioteca pública Dr. Antônio Teixeira de Carvalho.



PSIU 2009



O tema Cinepoesia surgiu com o intuito de mostrar a invenção dos Geraes. Renovando o movimento catrumano de identidade mineira, com a primeira igreja de Minas Gerais existente no Norte de Minas, mais precisamente em Matias Cardoso.



- Estamos dando essa conotação de identidade norte-mineira. Cinepoesia é a invenção dos Geraes. E a renovação também ampla com que Montes Claros sempre tem apoiado o cinema, através dos cineastas como Carlos Alberto Prates Correia, Alberto Graça, Beth Formagini, Paulo Henrique Souto, que sempre colocaram Montes Claros como foco. A produtora montes-clarence Vânia Catani, no Rio de Janeiro, produziu o primeiro filme de Pedro Bial, calçada pela região através de Guimarães Rosa, além de Tânia Café, com os filhos de Javé e o primeiro filme do Matheus Lafogaeli, e vários outros, estando ligada a essa tradição com a nova geração, com Duran Veloso, Lara Araújo e Fernando Rodrigues, que estão sempre buscando o pé do cinema montes-clarence -  diz Aroldo.



Ele ainda explica que após o término das inscrições, no dia 29 de julho será realizado a primeira reunião dos poetas selecionados no auditório Candido Canela para definir toda a programação que começa no dia municipal da poesia, dia quatro de outubro e termina no dia doze de outubro. Além de definir os seis poetas que serão homenageados por esta edição do programa.



- Temos muitas dimensões e criatividades através do tema, esperamos que este ano seja melhor e que componha mais o espaço dos artistas da cidade, afirma.



O secretário municipal de Cultura, Ildeu Braúna, é importante que os poetas saibam valorizar esse espaço cultural da cidade, pois o programa é cristalizado e importante nacionalmente.



- O importante é que os artistas realizem sua inscrição neste período e que não deixem para a última hora. Esperamos poder ter espaço para todos os segmentos poéticos este ano, valorizando os trabalhos dos artistas da cidade, salienta.



COMO SURGIU O PSIU



De acordo com o coordenador do projeto, Aroldo Pereira, o Psiu poético surgiu através de um trabalho desenvolvido pelo grupo de literatura e teatro Transapoética.



Neste ano o salão de poesia completa 23 anos de existência, surgido dos recitais realizados em praça pública, teatros, escolas, carrocerias de caminhão, cinemas, em praias do Rio de Janeiro e no metrô de São Paulo. E a partir de uma oficina de literatura latino-americano, na UNB, no ano de 1987, com os poetas Thiago de Melo, do Brasil, e Ernesto Pardenal, da Nicarágua, o grupo Transapoética resolveu apresentar ao secretário de Cultura da época, Hamilton Trindade.



- Começamos a fazer o projeto, fizemos o primeiro, o segundo e o terceiro, no qual o primeiro contou com 40 poetas da região e, a partir do terceiro, tomou uma dimensão nacional, e passou a ser Salão nacional de poesia Psiu poético – diz Aroldo.



O coordenador do Psiu ainda explica que, todos os anos, o salão de poesia tem trabalhado com a ideia de reunir as pessoas em torno de um tema:



- Você não precisa ser especificamente poeta, só precisa ter o elemento poesia como matriz inicial da sua criação, para gravar um CD, um vídeo, um curta, um filme, uma performance poética, um trabalho de dança.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por