Sérgio Stockler
Colaboração para O NORTE
Conhecida como grande aliada do cinema brasileiro, a Universo Produção atua há 15 anos na construção de conceitos, na idealização de projetos e execução de ações e programas de valorização da cultura brasileira. Utiliza o cinema como ferramenta principal e instrumento de transformação social e de desenvolvimento da sociedade atraindo investimentos para o Estado e colocando Minas no centro das atenções do Brasil e do mundo com a realização de projetos de vanguarda.
Em 2009, lança um novo empreendimento cultural – o Encontro do Cinema – um evento que pretende reunir profissionais do audiovisual para trocar experiências, apresentar sugestões e convergir ideias sobre formas de pensamento e atuação. A primeira edição do encontro acontece nesta quarta-feira, dia 15 de abril, de 19 às 21h30, na sala multiespaço do Oi Futuro, na Av. Mangabeiras, 4001, em Belo Horizonte-MG, com entrada franca.
A proposta é percorrer cidades mineiras e capitais do Brasil com uma série do Encontro do Cinema, em edições itinerantes, que visam a aproximar o público do fazer audiovisual, expandir conhecimentos, dialogar, gerar intercâmbio e reflexão.
No 1º Encontro do Cinema – edição Minas, os diretores da Universo Produção, Raquel Hallak, Quintino Vargas e Fernanda Hallak apresentam para os convidados, imprensa e público presente, o Cinema sem Fronteiras – um programa nacional de audiovisual que promove em terras mineiras. Chancelado no Ano da França no Brasil reúne as três importantes mostras anuais que realiza de forma diferenciada e complementar - em janeiro, na Mostra Tiradentes, conhecemos o cinema contemporâneo, em junho, na CineOP – Mostra de Ouro Preto, o cinema patrimônio e, em outubro, na Mostra CineBH, o cinema no mercado.
“Trabalhamos para vencer desafios e uma empresa não existe sozinha. Em mais de uma década de existência nosso propósito tem sido somar esforços para promover o acesso do público aos bens culturais e revelar o cinema como expressão legítima de um povo, de uma nação. A ação coletiva é saudável e necessária e a cultura deve ser um compromisso e responsabilidade de todos”, afirma Raquel Hallak, diretora da Universo Produção.