Logotipo O Norte
Terça-Feira,23 de Setembro

Cinema e debate é a nova programação de férias

Jornal O Norte
Publicado em 24/07/2009 às 11:46.Atualizado em 15/11/2021 às 07:05.

Michelle Tondineli


Repórter



Começou no dia 17 de julho o programa de férias do Circuito Gospel de Montes Claros. O Cinema e Debate acontece até o dia 7 de agosto com entrada gratuita no auditório do Colégio Presbiteriano, a partir das 19 horas.



CINEMA E DEBATE



Segundo o coordenador do evento Abiel Durães o Cinema e Debate é um programa novo na cidade. Ele foi adaptado do programa Vídeo e Debate da Universidade Federal de Viçosa que possui um público completamente acadêmico para a população cristã.



(foto: MICHELLI TONDINELI)


null


O coordenador do projeto, Abiel Durães.



- Simplesmente nós fizemos uma adaptação para um público maior. Em Viçosa o debate acontece só com alunos, e mesmo assim o numero é restrito. Aqui em Montes Claros o Cinema e Debate têm a idéia de convidar pessoas para discutir com a platéia sobre o entendimento do filme. -diz.



Membro da Igreja Presbiteriana e responsável pelo plano de marketing junto ao colégio, Abiel apresentou a proposta e teve grande aprovação.



- O colégio possui a intenção de promover ações culturais e discussões do meio acadêmico em geral, apesar do público alvo ser o meio juvenil com educação infantil e ensino fundamental. Quando apresentei a proposta, a direção achou interessante. Então a idéia do evento ser um programa de férias é excelente para o colégio e a nossa comunidade. - diz.



O PRIMEIRO DIA



Abiel conta que o primeiro dia de Cinema e Debate trouxe coisas inesperadas, como o público que não foi atingido e a falta de divulgação.



- O programa esta se aperfeiçoando. Ele nasceu e a cada sessão ele esta se reformulando. Recebemos 60 pessoas na primeira vez, esperamos que com mais divulgação possamos atrair mais jovens e adultos, diz.



O primeiro filme foi Quem quer ser um milionário, de acordo com Abiel, o filme ele é muito claro.



- É a proposta de um mendigo que se torna um milionário e é um filme que conta a história mais ou menos no formato do show do milhão que tem aqui no Brasil, é o internacional que tem na Índia. A história do filme mostra toda a diversidade que ele passou e a história da vivenciada por ele, a contaminação de ser rico não acontece.  Apesar de todas as dificuldades ele manteve o seu foco. - diz.



Abiel ainda explica que o Cinema e Debate é diferente do Cinema Comentado. Cada um exige sua particularidade.



- O Cinema Comentado vai trazer o que o diretor ou o autor quis demonstrar através do filme.  Já o Cinema e Debate vai querer saber a percepção das pessoas, o que elas entenderam do filme. É a nossa objetividade mesmo, e as discussões que surgem são bem interessantes, pois mostram os sonhos que as pessoas querem através do filme. É uma coisa fora de série, é mais sobre a visão que você tira do filme mesmo, é o que você entendeu do filme, argumenta.



DIFICULDADES



O coordenador do programa revela que foi necessário fechar todo o auditório do colégio para criar a estrutura de cinema. Além disso, decidiram aplicar o projeto este mês completamente em cima da hora. Para isso, o sofrimento com patrocínios foi grande.



- A tela é um pouco menor e em média cabe de 150 a 200 pessoas. Como o circuito gospel na cidade tem uma história. As pessoas sabem que não somos aventureiros e confiam em nosso trabalho. Vamos pedir patrocínio preparado, chegamos com release, objetivo e alvo. Nossa cidade tem produzido muita coisa sem qualidade, e é diferente quando produzimos um trabalho. Nós temos a abertura do patrocínio, porém o empresariado ainda tem que ser trabalhado. - diz. 



FÉRIAS E ACABOU?



O programa foi criado para ser semanal durante as férias de julho, dezembro e janeiro. O publicitário explica que esta em análise um projeto para que o programa continue durante o semestre.



- Diante da situação e devido ao tempo, queremos promover o evento mensalmente no segundo semestre.  Mas para isso precisamos passar por algumas análises e aguardar o aniversário do circuito no próximo mês. -diz.



O objetivo maior do Cinema e Debate é trazer eventos de qualidade para  a cidade que vão trazer benefícios. Porque, segundo Abiel, algumas pessoas ficam sem opção nas férias, e a entrada é franca para que as pessoas que não possuem condições financeiras possam conhecer um cinema e se divertir.



- Temos a idéia de ser um modificador do meio e ser formador de opinião, não importar muito com o que a maioria vai pensar. É uma oportunidade de conhecer um cinema e estar participando desta magia da sétima arte. Se Deus quiser voltamos em setembro com o programa. diz.



PROGRAMAÇÃO DO CINEMA E DEBATE



O segundo dia do programa acontece nesta sexta-feira, 24, com o filme Cidade das Sombras, do mesmo criador das Crônicas de Nárnia. O terceiro filme acontece no dia 24, Sete Vidas com Will Smith. O último filme será no dia 7 de agosto, com O menino do pijama listrado.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por