Cinema Comentado, uma boa opção nas férias

Jornal O Norte
Publicado em 02/01/2009 às 18:30.Atualizado em 15/11/2021 às 06:48.

Samuel Fagundes


Repórter



Em 2009, o Cinema Comentado Cineclube inicia o ano com a mostra Mistura Geral apresentando filmes de diversos gêneros para todos os públicos. A mostra estréia com a comédia Feios, Sujos e Malvados do Ettore Scola, diretor italiano que começou dentro do neo-realismo italiano, fazendo filmes no final da 2ª guerra mundial, dentro da perspectiva de fazer uma representação diferente do que se tinha no cinema hollywoodiano.



De acordo com Elpidio Rocha Neto, coordenador do Cinema Comentado, a Itália antes da 2ª guerra mundial era uma das grandes produtoras de dramas históricos, e o regime fascista incentivou cada vez mais a produção deste tipo de filme, principalmente os que enalteciam a historia italiana e do império romano, fazendo uma ligação entre o império romano e a situação em que Itália vivia, antes da 2ª guerra mundial.



HISTORIA



Com a 2ª guerra mundial, a Itália foi invadida pelos aliados e pelos alemães, gerando vários conflitos dentro do país, com isso uma boa parte dos técnicos de cinema ou migrou para os Estados Unidos ou morreu na guerra, e a própria estrutura de produção de cinema na Itália acabou entrando em colapso.



No final da 2ª guerra mundial, um grupo de jovens diretores resolveu levar as câmeras para a rua e fazer filmes que representassem aquilo que a Itália vivia no momento, que é o que dá origem ao chamado neo-realismo italiano.



Elpidio conta que Ettore Scola é um diretor que começou dentro dessa linha de produção neo-realista e manteve essa preocupação com o registro social até os últimos anos da sua carreira. É um diretor que sabe filmar muito bem, domina muito bem a linguagem cinematográfica, escreve muito bem seus filmes e tem uma formação muito clássica.



- Feios, Sujos e Malvados é uma representação do ápice da carreira do diretor Ettore Scola, e conta a historia de uma família que mora em uma favela perto de um lixão, na Itália. Nessa família todos querem um “furar o olho do outro”, e a figura central é o pai que recebe uma aposentadoria por invalidez, e todos estão de olho nessa aposentadoria, querendo que ele morra para poderem se aproveitar disso. O filme mostra esse estado de caos familiar e estado de pobreza. É um filme muito representativo desse momento do cinema político da Itália na década de 70, alem de ser uma comédia muito engraçada – conta Elpídio.



BANG-BANG



No domingo, dia 04/01, o CineSESC prossegue com a discussão histórica e estética do cinema apresentando clássicos da sétima arte na segunda parte da mostra Panorama Histórico do Cinema.



O filme de estréia é No tempo das diligencias, do diretor John Ford, e é o primeiro grande filme de bang-bang construído como tal, com todos aqueles elementos clássicos, como índios, perseguição de diligências, chegada da cavalaria, duelo ao pôr do sol, pistoleiro durão, prostituta de bom coração, médico bom, medico bêbado, o xerife. É o primeiro filme a fazer a união de todos esses elementos.



O FILME



Segundo Elpidio, alguns críticos dizem que o filme seria baseado num conto do escritor Frances Guyde Maupassant que se chama Bola de sebo, e conta a historia de um grupo de pessoas que está viajando numa diligência, e dentre essas pessoas há uma prostituta de bom coração que é mais ou menos a mesma personagem do filme No tempo das diligencias.



John Ford teria adaptado essa historia para a realidade americana e colocou elementos específicos do oeste e daí vem os índios, o xerife e de todos esses elementos no filme de uma forma muito bem estruturada.



É a primeira grande parceria de John Wayne com John Ford e tem uma importância muito grande porque mostra como a linguagem cinematográfica dos Estados Unidos em 1939 já estava praticamente toda estruturada. Para quem gosta de bang-bang é uma oportunidade de se ver um dos 10 melhores filmes do gênero.



SERVIÇO



As sessões do Cinema Comentado Cineclube acontecem sempre aos sábados, na Sala Geraldo Freire (ao lado da Câmara Municipal), a partir das 19 h com entrada franca. O CineSESC acontece todos os domingos, no Salão de Convenções do SESC, a partir das 18 h com entrada gratuita.



- Fica o convite para as pessoas que estão aqui em Montes Claros, nessas férias, que venham ao Cinema Comentado e ao CineSESC, que são uma boa opção de entretenimento. São, todos, filmes muito bons, muito bem escolhidos e que as pessoas com certeza vão gostar muito de assistir e no final ainda tem uma oportunidade de debater sobre os filmes. É uma diversão boa, gratuita e ótima qualidade - diz Elpidio.



PROGRAMAÇÃO DAS FERIAS - CINEMA COMENTADO



03/01 – “Feios, Sujos e Malvados” (1976), comédia sarcástica do italiano Ettore Scola.



10/01 – “Três Homens em Conflito” (1966), faroeste premiado de Sergio Leone.



17/01 – “O Exorcista” (1973), clássico do terror dirigido por William Friedkin.



24/01 – “Doce Tortura” (2005), policial violento e poético do coreano Kim Jae-woon.



31/01 – “Filhos do Paraíso” (1997), sucesso consagrado do iraniano Majid Majidi.         



CINESESC



04/01 – “No Tempo das Diligências” (1939), dirigido por John Ford.



11/01 – “Cidadão Kane” (1941), de Orson Welles.



18/01 – “Pacto de Sangue” (1944), policial noir de Billy Wilder.



25/01 – “Roma, Cidade Aberta” (1945), de Roberto Rossellini.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por