O Cinema Comentado neste sábado, 18, está com uma programação especial dedicada às Festas de Agosto. A partir das 18h, acontece a mostra Panoramas (Animações EBA + Animações Mineiras), compondo a sessão do Cineclube Curta Circuito, uma parceira com a Associação Curta Minas de Belo Horizonte e a Telemig Celular. As sessões acontecem na sala Geraldo Freire, ao lado da câmara municipal e a entrada é gratuita.
CURTA MINAS
Mais do que a diversidade temática, o que marca a seleção de animações que o Curta Circuito apresenta este mês, é a diversidade de técnicas e recursos narrativos empregados em sua realização.
O curtas que serão exibidos em parceria com a Curta Minas são:
“A Última Gota” (Thiago Mallet, 2005)
"AmbigrAnima" (Jackson Teixeira, 2007)
“Bandeira” (Antonio Fialho, 2006)
“O Caminho” (Thiago Mallet, 2007)
“Lúmen” (Wilian Salvador Santos, 2007)
“Nós de Gravata” (Mateus Di Mambro, 2007)
“Roupas & Roupas” (Alenandro Mandes e Antonio Fonseca, 2006)
“Solidão Sem Fim” (Alexandre Costa, 2007)
“Se me queimo no fogo do desejo, por que meus olhos andem na água?” (Joacélio Batista, 2007).
SESSÃO ESPECIAL
Logo após a exibição dos curtas, a partir das 19h, começa a Sessão Especial Festas de Agosto, com os filmes: Aníbal, um carroceiro e seus marujos, documentário de Paulo Henrique Souto, e o longa Nobreza Popular, de Beth Formaggini.
Paulo Henrique Souto é ator e produtor e, ao dirigir o curta em 1980, mostrou as dificuldades e ao mesmo tempo a magia e as tradições de um grupo de Marujada em Montes Claros.
O documentário foi visto novamente em Montes Claros, mais de 30 anos depois, durante o Primeiro Festival de Cinema, em janeiro de 2007, e emocionou o público durante a exibição.