Pirapora em festa

Cidade realiza a 3ª edição da Festa Literária de Pirapora (FLIPI)

Adriana Queiroz
Publicado em 13/04/2023 às 20:30.
Evento é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e acontece no Centro de Convenções José Geraldo Honorato Vieira (divulgação)

Evento é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e acontece no Centro de Convenções José Geraldo Honorato Vieira (divulgação)

Desde a última quinta-feira (13), a cidade de Pirapora, Norte do Minas, recebe a terceira edição da Festa Literária de Pirapora (FLIPI) com lançamentos de livros, contações de histórias, encontro com escritores, palestras, oficinas, exposição de esculturas, música, entre outros. A expectativa é receber um público estimado de cinco mil pessoas nos três dias de festa.

O evento é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e acontece no Centro de Convenções José Geraldo Honorato Vieira até o próximo sábado (15); aberto a todas as idades, mas boa parte da programação é para crianças do ensino fundamental e adolescente do ensino médio.

A professora, escritora de livros infantis, produtora cultural piraporense e coordenadora geral da FLIPI, Maria Vargas, sempre foi ligada à literatura. Vargas conta que a 1ª FLIPI ocorreu em 2019 e foi presencial. Já a 2ª, em 2021, foi virtual em razão da pandemia de covid-19. 

Sobre o surgimento da FLIP, a coordenadora diz que a temática indígena sempre a atraiu, por isso, ela escreveu a coletânea de livros “As aventuras de Pira-Poré”; um curumim da tribo Cariri, que desceu do Ceará e se fixou onde hoje é Pirapora.

“Sou amante da leitura e da escrita. Daí resolvi avançar com isso e busquei agir como produtora cultural. E o primeiro evento que imaginei foi uma Festa Literária voltada para as crianças, adolescentes e professores das redes públicas de ensino. E veio a FLIPI” revela.

Neste ano a, 3ª FLIP volta ao formato presencial com muitas atrações. Na quinta-feira, a abertura oficial contou com a apresentação da fanfarra do Instituto Federal de Minas Gerais (IFNMG), narração de história com Madu Costa e lançamento do livro “Dandara Guerreira”, exposição e feira de livros, entre outros. 

PROGRAMAÇÃO 
Nesta sexta-feira (14), a partir das 8h, o público acompanha a contação de histórias “O Quintal da Guegué e “O Caso do Bolinho. As 9h30 acontecem a narração de história com Beatriz Myrra que apresenta “Ciranda de Histórias e lançamento do livro “O Céu de Baobá”.

As 10h30 haverá exposição e feira de livro e, em seguida, oficina fechada “Sustentabilidade e o meio em que Vivemos” Vilize – Vida Lixo Zero.

No sábado, as 8h30, o Coral Estúdio Freedom faz sua apresentação musical e, em seguida, a FLIPI faz homenagem “Barranqueiras, sim Senhor” Distinção – Atuações Sociais Femininas em Pirapora e” Barranqueiro, sim senhor” Distinção – Atuação Cultural em Defesa do patrimônio material e imaterial de Pirapora. O único homem homenageado “Barranqueiro, sim senhor” é Adélio Brasil por seu trabalho incansável na defesa dos bens matérias e imateriais de Pirapora.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por