Logotipo O Norte
Quinta-Feira,28 de Novembro

Cem anos de Godofredo Guedes com exposições e shows em Montes Claros

Jornal O Norte
06/05/2008 às 11:55.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:32

Será lançado no dia 19 de maio, na sala Cândido Canela do Centro Cultural Hermes de Paula, o Centenário Godofredo Guedes, uma iniciativa de seu filho, o artista plástico Hélio Guedes.

O lançamento do centenário acontece na semana em que se comemora o aniversário do Centro Cultural, que em 2008 completa 29 anos.

Músico instrumentista, fabricante de instrumentos, compositor e artista plástico, Godofredo Guedes (1908/1985), nasceu na cidade baiana de Riacho de Santana. Aos 10 anos de idade ganha a sua primeira caixa de lápis de cor e começa a desenhar paisagens. Aos 12 anos já tocava cavaquinho e constrói o seu primeiro violão. Ainda em Santana, Godofredo formaria um conjunto de jazz, em 1923. Em 1935 acontece a mudança para Montes Claros onde, para ganhar a vida, pintava placas, letreiros e fachadas e ainda comandava um conjunto musical que tocava nas noites da cidade. Godofredo Guedes também foi um dos criadores da feira de artes de Belo Horizonte, que funcionava na Praça da Liberdade.

Seu instrumento musical preferido era a clarineta e com ela compôs diversas músicas, como o chorinho “Cantar”, gravado depois pelo seu filho Beto Guedes.

O Centenário Godofredo Guedes vai ser lançado oficialmente no dia 19 de maio, na sala Cândido Canela do Centro Cultural, a partir das 20h30. O grupo Roda de Choro da Unimontes, coordenado pelo músico Cuca Moon, vai mostrar algumas obras musicais do compositor.

O centenário continua durante todo o semestre de 2008, com uma intensa programação. (Com informações de secretaria municipal de Cultura)

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por