Arthur Júnior
Colaboração para O NORTE
O monólogo de Walcir Carrasco foi o texto escolhido pelo grupo teatral Os Alkmistas para iniciar a temporada 2008. Foi O caçador de palavras, que será encenada no período de 25 e 27 de abril, às 20h, no auditório do Centro Cultural.
O espetáculo, segundo o diretor Antônio Alkmim, que também adaptou o texto, mostra um homem, interpretado pelo ator Álvaro Alves, sem perspectiva de futuro, como tantos neste mundo, que ao ler um livro se apaixona pelas palavras, fazendo-o mudar radicalmente a sua vida, dando um novo sentido. Então, ele resolve criar uma palavra para ser a marca de sua passagem pelo mundo, levando-o a se envolver com mundos diferentes – economistas, aristocracia brasileira e moradores de favelas.
Segundo Alkmim, a peça nos incentiva a pesquisar, refletir e questionar se estamos fazendo o que gostamos ou sonhamos, e, também nos leva a rever a história, como a participação dos escravos na nossa língua, as reuniões sobres mercados, a nobreza brasileira e outros assuntos.
O monólogo O caçador de palavras tem cenário de Roldão Chaves, que juntamente com o cantor e compositor Carlos Maia também assina a trilha sonora; Getúlio Evangelista é o responsável pela iluminação.
No próximo sábado, às 19h, o monólogo fará sua pré-estréia no espaço CCVEC - Centro comunitário de vivência espírita cristã; na quarta-feira, 23, acontecerá outra apresentação na escola municipal Dominguinhos Pereira (Caic – Maracanã); e nos dias 25, 26 e 27, às 20h, as apresentações acontecerão no Centro Cultural.