Logotipo O Norte
Quinta-Feira,28 de Novembro

Bossa Nova chega à cidade em maio

Jornal O Norte
24/04/2008 às 09:38.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:31

Fabíola Cangussu


Repórter

O ritmo que marcou época e que faz escola até hoje, a Bossa Nova, chega à cidade através da voz inconfundível de Cláudia Teles, no próximo 10 de maio, no AABB, o que promete ser um presente inesquecível para todos, e uma ótima opção para homenagear as mães de bom gosto, é o que sugere Adriana Queiroz, a jornalista e promotora de eventos culturais, que prima por oferecer sempre uma opção cultural diferenciada.




Adriana Queiroz diz que o show de Cláudia é uma homenagem


aos 50 anos da Bossa Nova (foto: LUÍS ALBERTO CALDEIRA)

Adriana Queiroz já se consolidou no mundo artístico como uma promotora que busca trazer a Montes Claros, eventos objetivando promover o resgate da cultura brasileira.

- Eu queria prestar uma homenagem aos 50 anos de Bossa Nova, um dos gêneros musicais brasileiros mais conhecidos em todo o mundo, especialmente associado a João Gilberto, Vinicius de Moraes, Antonio Carlos Jobim e Luiz Bonfá e fazendo uma pesquisa na internet, encontrei Cláudia Telles cantando. Foi uma descoberta deliciosa. Depois, nessas coincidências maravilhosas da vida, em conversa com Regianne Casseb, amiga da Cláudia, me fez ficar ainda mais apaixonada com a idéia de ter essa intérprete em Montes Claros cantando os clássicos da bossa – comentou Adriana.

Segundo Adriana, ela mesma fez o contato com Cláudia, que aceitou o convite de se apresentar na cidade, imediatamente.

- Ela tomou no mesmo instante, pois já sabia um pouco do meu trabalho em promover eventos culturais, e da minha preocupação de mesclar convidados do cenário nacional com os artistas regionais. O que certamente beneficia a arte como um todo.  Cláudia teve conhecimento de outros eventos promovidos por mim, como Tropicália, Tributo a Piaf e Miles Davis. Acredito que foi essa credibilidade no meu trabalho que a motivou a aceitar tão rapidamente o meu convite – analisa a promotora de eventos.

As pessoas interessadas em participar desse evento, curtindo a voz doce e suave de Claudia Teles pode obter maiores informações através dos telefones (38) 3082 1049 e 9193 2123.

BOSSA NOVA

A bossa nova é um movimento da música popular brasileira surgido no final da década de 1950 e início da de 1960. De início, o termo era apenas relativo a um novo modo de cantar e tocar samba naquela época. Anos depois, Bossa Nova se tornaria um dos gêneros musicais brasileiros mais conhecidos em todo o mundo, especialmente associado a João Gilberto, Vinicius de Moraes, Antonio Carlos Jobim e Luiz Bonfá.

A palavra bossa apareceu pela primeira vez na década de 1930, em Coisas Nossas, samba do popular cantor Noel Rosa: O samba, a prontidão/e outras bossas,/são nossas coisas(...). A expressão bossa nova passou a ser utilizada também na década seguinte para aqueles sambas de breque, baseado no talento de improvisar paradas súbitas durante a música para encaixar falas.

Alguns críticos musicais destacam a grande influência que a cultura estadosunidense do Pós-Guerra combinada ao impressionismo erudito, de Debussy e Ravel, teve na bossa nova, especialmente do jazz. Além disso, havia um fundamental inconformismo com o formato musical de época,

Um embrião do movimento, já na década de 1950, eram as reuniões casuais, frutos de encontros de um grupo de músicos da classe média carioca em apartamentos da zona sul, como o de Nara Leão, na Avendia Atlântica, em Copacabana. Nestes encontros, cada vez mais frequëntes, a partir de 1957, um grupo se reunia para fazer e ouvir música. Dentre os participantes estavam novos compositores da música brasileira, como Billy Blanco, Carlos Lyra, Roberto Menescal e Sérgio Ricardo, entre outros. O grupo foi aumentando, abraçando também Chico Feitosa, João Gilberto, Luiz Carlos Vinhas, Ronaldo Bôscoli, entre outros.

Primeiro movimento musical brasileiro egresso das faculdades, já que os primeiros concertos foram realizados em âmbito universitário, pouco a pouco aquilo que se tornaria a bossa nova foi ocupando bares do circuito de Copacabana, no chamado Beco das Garrafas.

No final de 1957, numa destas apresentações, no Colégio Israelita-Brasileiro, teria havido a idéia de chamar o novo gênero - então apenas denominado de samba sessions, numa alusão à fusão entre samba e jazz - , através de um recado escrito num quadro-negro, provavelmente escrito por uma secretária do colégio, chamando as pessoas para uma apresentação de samba-sessions por uma turma bossa-nova. No evento participaram Carlos Lyra, Ronaldo Bôscoli, Sylvia Telles, Roberto Menescal e Luiz Eça, onde foram anunciados como (...)grupo bossa nova apresentando sambas modernos.

Movimento que ficou associado ao crescimento urbano brasileiro -impulsionado pela fase desenvolvimentista da presidência de Juscelino Kubitschek (1955-1960)-, a bossa nova iniciou-se para muitos críticos quando foi lançado, em agosto de 1958, um compacto simples do violonista baiano João Gilberto (considerado o papa do movimento), contendo as canções Chega de Saudade (Tom Jobim e Vinicius de Moraes) e Bim Bom (do próprio cantor).

FONTE: Wikipédia

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por