O Banco do Nordeste do Brasil lança edital sobre programa de cultura que envolva literatura, artes cênicas, música, artes visuais e integradas ou não específicas e audiovisual, agrupando o valor de seis milhões de reais. As inscrições podem ser feitas até o dia 24 próximo, com o resultado divulgado no dia 30 deste mês.
OBJETIVO
Criado pelo Banco do Nordeste em 2005, o Programa BNB de Cultura vem priorizando a cultura do Nordeste e a do norte dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo, considerando que estão inseridas na cultura brasileira e universal.
De acordo com a assessoria de imprensa do banco, o programa está focado na facilitação do acesso da comunidade aos bens culturais, na formação de novas platéias e de cidadãos críticos e conscientes, na ampliação e na democratização das oportunidades de criação, circulação e fruição dos bens culturais, bem como na promoção e proteção da diversidade das expressões culturais.
Além disso, o programa BNB de cultura possui o objetivo de democratizar o acesso aos recursos disponíveis para financiamento de ações culturais, desenvolvidas em benefício da Região Nordeste, norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo. Durante suas cinco edições foram patrocinados 873 projetos, beneficiando diretamente 437 municípios.
O PROGRAMA
Estruturado para ter como base quatro princípios básicos como o interesse da região, já que o banco é o principal órgão do Governo Federal para o desenvolvimento do Nordeste. Acesso democrático a todos que fazem parte da cadeia produtiva da cultura, com igualdade de possibilidades. Transparência do processo de seleção, oferecendo a todas as informações acerca dos critérios de seleção e da metodologia de análise. E por último, acompanhamento que permita o cumprimento dos objetivos de cada ação e do programa como um todo.
Essas foram as características, que promoveram a aproximação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que atualmente é copatrocinador do Programa.
O produtor e músico, Ras Nazareno, conhece o programa desde o início, e agora pretende se inscrever.
- O programa valoriza a cultura, e porque não participar? Acredito ser importante para a cena independente de artistas, seja em música, artes visuais, artes cênicas e outros, completa.
BNDES E O BNB CULTURA
Desde 1995 o BNDES utiliza recursos não-reembolsáveis para apoiar projetos culturais, prioritariamente em investimentos na preservação do patrimônio histórico nacional e na produção audiovisual. Nos dias atuais, pela regularidade e pelo montante de recursos já investido, o BNDES é o maior investidor do país no segmento de Patrimônio Histórico e o segundo maior no de Audiovisual.
A participação no programa BNB de cultura atende à diretriz adotada pelo BNDES de promover a descentralização territorial da oferta de bens culturais, aproveitando a maior capilaridade do Programa no apoio a projetos culturais no Nordeste e demais áreas de atuação do BNB.
Essa parceria contribui para a ampliação da possibilidade de concretização de ações pensadas pelos protagonistas da cultura, situados nos mais diversos municípios da área de atuação do BNB, principalmente naqueles menos providos de atividades culturais.