Michelle Tondineli
Repórter
A banda montes-clarense Swingar leva o nome de Montes Claros até para o programa TVS Brazil, que é produzido e gerado em São Paulo, pela Cultura. A banda é representada por gêmeos do Bairro Alice Maia, e para eles é de fundamental importância divulgar o nome da banda e mostrar os talentos da cidade.
A dupla se apresenta em programa na TVS Brazil.
Swingar é uma banda eclética, que toca todos os ritmos, do pop ao calipso, MPB, clássicos internacionais e outros. Composta por Meirediones e Marcos Diozeff, a banda passa por grandes dificuldades para levar o nome da cidade para frente.
A BANDA
Há sete anos a banda Swingar é formada pelos gêmeos. De acordo com a dupla, esse fato aconteceu após a morte de uma irmã mais velha, Mônica, que iniciou o projeto.
- A morte de Mônica, nossa irmã mais velha, foi a coisa mais triste na nossa carreira. Pensamos em desistir, mas quando pensamos no que ela nos deixou resolvemos que deveríamos continuar. O vazio que sentimos por ela não está mais entre nós, é marcante, mas sempre procuraremos realizar o nosso sonho e o dela - explica Meire.
ÍNICIO DA CARREIRA
A dupla começou a carreira aos nove anos de idade, quando cantava músicas pop. Marcos conta que a história da dupla passa por um turbilhão de coisas:
- A nossa história é muito triste e alegre, um turbilhão mesmo. Quando começamos a tocar e cantar, era sempre em festinhas com amigos, concursos na escola e de calouros, procurando sempre a melhor forma de levarmos a banda pra frente; é um sonho que estamos seguindo.
Após o falecimento da irmã, a Swingar foi o que pensaram em assumir para realizar o sonho dela e deles.
- Para homenagear nossa irmã, resolvemos assumir a banda da mesma forma que ela; antes nós éramos Meiridiones e Marcos Diozeff - revela Meire.
A troca de nome da banda também foi um bom negócio, de acordo com a dupla, devido ao fato de que as pessoas não conseguiam falar o nome antigo.
- Sempre nos chamavam de gêmeos, ou falavam mari, marti, Marcus. Falavam todos os nomes errados e não acertavam e, com a banda Swingar, as pessoas acertavam - comenta Meire.
DIFICULDADES
Os dois explicam que, como todas as bandas, eles sofrem dificuldades. A primeira delas é a financeira:
- Gostaríamos que as pessoas nos auxiliassem, seja financeiramente, na divulgação ou com participações musicais, para que possamos levar o nome da cidade pra frente, realizando um grande sucesso. Falar bem da cidade e falar que tivemos ajuda e não que fomos sozinhos por nossa conta é um dos nossos objetivos.
Outra dificuldade encontrada pela dupla são os músicos, que acabam atrapalhando o processo de gravação do DVD.
- Os músicos não são fixos, são contratados. E nós precisamos de músicos fixos para gravar um DVD mas, como nossa renda é baixa, é difícil mantê-los. Montes Claros precisa da união dos músicos, de mais apoio, porque aqui o apoio vai para os músicos que são de fora da região. Viver de música aqui não dá, é complicado - fala a cantora.
Para resolver essas dificuldades, é necessário que os dois músicos trabalhem em outras áreas. Meire é auxiliar de escritório e Marcos é professor do programa ProJovem adolescente.
PROJETOS
Além de terem participado do programa Ídolos e de gravação na TVS Brazil, Marcos ainda explica que as dificuldades em termos de oportunidades também são complicadas.
- Tentamos arrumar um show e outro, corremos atrás, a família em geral nos auxilia, mas nem tudo é perfeito. Para isso, já participamos de programas como Ídolos e temos um novo projeto agora com Arnaldo Sacomane - diz.
Ela continua:
- Estamos com um projeto do Arnaldo Sacomane e queremos montar uma banda de pop rock, e já estamos tentando arrumar patrocínio. Ele vai nos dar uma boa imagem na televisão e vai nos auxiliar muito mais em shows e agendas – diz Meire.
FAMÍLIA
A dupla revela que o desastre com a irmã mais velha, Mônica, uniu ainda mais a família, que sempre foi ligada à música.
- O incentivo da família começou com a nossa mãe, Dejanira, que estava neste ramo artístico há muito mais tempo, já fez pequenas participações em novelas, participou do Sílvio Santos, do Sérgio Malandro, já vinha com um trabalho formado há 40 anos, e aprendemos muito com ela. Nosso pai toca violão também, estando na área há muito tempo - diz Marcos.
Mais informações sobre a banda Swuingar podem ser obtidas pelo celular (38) 9176-2596.