Samuel Fagundes
Repórter
A Associação dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão de Montes Claros – AARTED, realiza a partir de domingo, dia 01 de março, uma oficina para a preparação dos atores que irão tentar o registro profissional no final do ano.
As aulas serão ministradas por William Ferreira, atual presidente da associação, com objetivo de instruir os atores qual caminho seguir, o que é a profissão de ator, e quais serão os pré-requisitos, que são as matérias que caem nas provas de avaliação, cobrados pela banca do Sindicato dos Artistas e Técnicos de Espetáculos de Diversão, que é o órgão que emite e concede o registro profissional para os atores.
- Para alguém tentar fazer a prova, é necessário que essa pessoa leia determinados livros, saiba interpretar e precisa saber de uma série de exercícios de improvisação. A oficina vai instruir os participantes nesse sentido, ensinado o pessoal o que a banca irá pedir. É uma oficina mais voltada pra atores que já atuaram e atuam em espetáculos e pretendem se profissionalizar, mas nós também abrimos exceções para pessoas que querem conhecer mais sobre o teatro. A oficina vai explorar muito o lado histórico, porque um ator precisa conhecer desde a essência aos dias atuais do teatro - diz William.
OFICINA
De acordo com ele, uma oficina de preparação como essa, nunca foi realizada na cidade, apesar de que a banca do sindicato, que é de Belo Horizonte, já veio a Montes Claros por duas vezes. Geralmente a banca indica alguns livros para os artistas, que na maioria dos casos estuda sozinhos, sem uma boa preparação, como será a oficina que a AARTED está oferecendo.
- É uma maneira que encontramos de unir todas essas pessoas que irão participar dessa banca, como um estudo em conjunto, porque a medida que varias pessoas se juntam, são varias cabeças que pensam mais do que só uma - ressalta William.
A BANCA
A banca acontece no final do ano, sendo três provas, uma escrita e duas de atuação. William explica que apesar de ainda não ter seu registro profissional, já trabalhou com vários professores e conhece bem o processo de seleção.
A carga horária da oficina será de 36 horas, sendo 18 aulas, que aconteceram todos os domingos. Começa no dia 01 de março e vai até o dia 28 do mês de junho. São 30 vagas. A oficina é gratuita, o que será cobrado é o valor da apostila, que para os associados da AARTED custa R$ 5,00 e para os demais custará R$ 20,00. As inscrições podem ser feitas através do telefone 91023251 ou então nesse primeiro domingo, no colégio Indyu, que é onde acontecerá a oficina.