Samuel Fagundes
Repórter
Será realizada de 17 a 21 de janeiro em Montes Claros a oficina de treinamento de interpretes da Língua Brasileira de Sinais- libras. A oficina é promovida pela Associação dos Surdos de Montes Claros- AsMoc, e será ministrada pelo renomado professor Marco Antonio Arriens que vem pela primeira vez à cidade.
(foto: SAMUEL FAGUNDES)
A coordenadora de eventos da AsMoc junto de
alguns membros de sua atual diretoria
De acordo com Veronicia Leite, coordenadora dos cursos da AsMoc, a oficina de treinamento de intérpretes tem como objetivo principal capacitar melhor as pessoas que querem trabalhar como intérprete profissional em Montes Claros e na região, inclusive várias pessoas vindas de outras cidades de Minas Gerais e da Bahia já confirmaram suas presenças.
OFICINA
Em janeiro do ano passado, foi realizado o primeiro curso para intérprete com um professor de Belo Horizonte. A oficina deste ano trará o renomado professor Marco Antônio Arriens que vem a Montes Claros pela primeira vez. De acordo com Veronicia, Marco Antônio Arriens é um intérprete internacional que reside em Porto Alegre, e faz um trabalho reconhecido no Brasil e na America Latina. A coordenadora diz que as inscrições para a oficina haviam sido encerradas, mas devido a grande procura foram abertas algumas vagas. Já foram inscritas 32 pessoas restando ainda oito vagas para a oficina.
- A expectativa maior é de que as pessoas tenham muita seriedade ao realizar este trabalho. Porque é um mercado que esta se abrindo, mas que requer muita responsabilidade. O profissional que trabalha com os surdos, não pode pensar no retorno financeiro, o principal pensamento aqui dentro da associação, é que as pessoas que realizam este trabalho pensem na educação da pessoa que está sendo formada, porque se trabalha muito dentro da área educacional, mas outras áreas estão sendo abertas. Montes Claros é uma das cidades de Minas Gerais que está saindo na frente em relação ao trabalho com surdos. Em Belo Horizonte, já existe um trabalho como esse há muito tempo, então será muito bom para a cidade, não só para a comunidade surda, mas também para começar a se respeitar o trabalho com os surdos dentro da nossa região, e especificamente em Montes Claros – diz Veronicia.
Veronicia explica que como é muito difícil conseguir marcar com o professor Marco Antonio Arriens, devido a sua agenda que é muito lotada, inclusive muitas pessoas da cidade não acreditaram que a AsMoc conseguiria a vinda dele para Montes Claros. Então foi feito um contato com ele via email, onde foi exposto a necessidade da região de capacitar as pessoas, e ele encontrou um espaço na sua agenda e aceitou vir e ajudar a associação, inclusive após o término da oficina aqui na cidade ele irá direto para Juiz de Fora onde irá ministrar outra oficina.
A oficina acontecerá em dois turnos, na parte da manhã serão aulas teóricas e na parte da tarde as aulas práticas. A carga horária é de 40 horas e será entregue um certificado assinado pelo próprio professor Marco Antônio Arriens.
Segundo Veronicia, o intérprete de libras primeiro tem uma responsabilidade muito grande, que é deixar interada sobre o mundo uma pessoa que não fala o português, no nosso caso já que somos brasileiros. Então o intérprete é muito importante na vida do surdo, e tem que ter muita seriedade.