As várias possibilidades da viola: conheça a trajetória do músico Natanael Márcio Gonçalves

Jornal O Norte
06/07/2007 às 16:36.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:08

O músico Natanael apresenta show instrumental à base de viola caipira, passando por vários estilos, como erudito, popular, caipira e regional

Jerúsia Arruda


Repórter


jerusia@onorte.net

Perseverança e superação. Assim pode ser definida a trajetória de Natanael Márcio Gonçalves, músico desde os treze anos de idade, que, depois de vários percalços, retorna aos palcos com um trabalho solo, onde apresenta toda sua musicalidade, resultado do esforço e dedicação que o tornaram revelação da música instrumental na região.




Depois de quase perder os dedos da mão esquerda,


o músico retorna aos palcos com trabalho solo,


à base de viola caipira
(foto: Wilson Medeiros)

A performance do violeiro pode ser conferida no próximo dia 13 de julho, às 20h, no teatro do conservatório Lorenzo Fernandez, em Montes Claros.

Aos 29 anos, graduado em música pela universidade estadual de Montes Claros e professor violão no conservatório estadual Lorenzo Fernandez, Natanael iniciou na arte tocando guitarra, com forte influências do pop rock. Curioso por natureza, participou de um curso de lutheria ministrado pelo professor Sebastião Lopes Teixeira, com quem aprendeu a fabricar e tocar viola caipira.

Ofício iniciado, Natanel resolveu aprofundar os estudos sobre o instrumento, se envolvendo de forma tão intensa que acabou deixando a guitarra em segundo plano.

Como luthier, infelizmente, o músico não teve a mesma sorte, e, em 2003, quase perdeu os dedos da mão esquerda ao serrar uma madeira para fabricar uma viola.

- Estava no primeiro ano da faculdade, cheio de sonhos, com vários projeto musicais para colocar em prática e isso me deixou paralisado. Minha sorte é que fui socorrido a tempo, e, posteriormente, encaminhado para outros especialistas, em Belo Horizonte, que fizeram várias micro-cirurgias e conseguiram recuperar meus dedos. Fiquei dois anos sem tocar, mas consegui superar – conta o músico.

Enquanto recuperava os dedos, Natanael continuou os estudos, e, agora, se prepara para alçar vôos mais altos.

- Além de dar aulas de violão no conservatório, também participo do grupo teatral Companhia dos Sonhos, onde cuido da trilha sonora do espetáculo Folianus Catopê. Além disso, estou com o show A viola brasileira, um trabalho instrumental à base de viola, onde apresento as várias possibilidades do instrumento – explica.

Em A viola brasileira, Natanael apresenta um repertório que inclui música erudita, caipira, regional e popular, tendo sempre a viola como centro. O músico executa o instrumento de forma bem peculiar, já que teve que adaptar a técnicas às limitações dos dedos, decorrentes do acidente.

No show de sexta-feira, 13, Natanael interpreta músicas como Sunday bloody Sunday, do U2; O trenzinho caipira, de Heitor Villa-lobos, Dança da Siriema, de Lopes, Minueto em Sol, de Bach; entre outras. Participam como convidados os cantores Fabiano Santos e Ediny Emiliano, o percussionista Gladson Braga e os baixistas Jaderson Acácio e Thomas Fernandez.

_______________________________


A Viola Brasileira, com Natanael


Data: 13 de julho de 2007


Horário: 20 horas


Ingressos: Entrada franca


Local: Teatro do conservatório Lorenzo Fernandez


Av. João Chaves, 438 – São Luis

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por