As questões políticas envolvendo o Cinema Comentado

Jornal O Norte
06/06/2008 às 11:16.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:34

Márcia Braga


Colaboração para O NORTE

Em junho, o Cinema Comentado Cineclube traz a mostra Imagens e Estórias discutindo temas que interligam o cinema a questões políticas, históricas e sociais.  São filmes que, além da aprovação crítica, provocam o espectador levando-o a questionar as verdades e certezas tradicionais.

O Cinema Comentado Cineclube acontece todos os sábados a partir das 19 horas na sala Geraldo Freire, ao lado da câmara municipal, e a entrada é gratuita. 

O TAMBOR

Baseado no romance homônimo do prêmio Nobel Günter Grass, O Tambor (1979) ganhou a Palma de Ouro, no festival de Cannes, e o Oscar de melhor filme estrangeiro. Na cidade de Danzig, na Alemanha (atual Gdansk, Polônia), no ano de 1924, nasce Oskar Matzerath. Sua mãe lhe promete que, ao completar três anos, ele ganharia um tambor; e é nessa idade que Oskar decide não crescer mais, se atirando pela escada da adega, após presenciar os jogos sexuais anormais entre sua mãe e seu primo Jan Bronski. A queda não é fatal, mas impede o crescimento do menino. A partir daí, o garoto não se desgruda mais do tambor de latão, um companheiro em todos os eventos que presenciará ao longo dos anos.

A recusa do crescimento afasta Oskar, definitivamente, do mundo pequeno-burguês que o cerca. À medida que o tempo passa, o garoto distancia-se cada vez mais de seu monstruoso cotidiano - uma sociedade prestes a mergulhar no fascismo - e expressa seu desgosto com enervantes rufares de tambor. Quando seu padrasto e vários professores tentam tirar dele o adorado tambor de latão, Oskar demonstra todo seu talento bizarro em, com um grito muito agudo, quebrar vidros. Enquanto isso, o movimento nazista está crescendo no país e o padrasto de Oskar se junta ao partido.

O filme se passa durante 20 anos de uma fase histórica bastante grotesca da Alemanha hitleriana. Desde o começo fica claro para o protagonista que os adultos não compreendem nada. Quanto ao seu futuro, ele entende rapidamente que a mãe e o suposto pai não são pessoas suficientemente capacitadas para, eventualmente, compreender ou respeitar as suas decisões. O Tambor é uma obra que não tem receio de encantar e incomodar os espectadores estimulando a visão crítica da História.

PROGRAMAÇÃO DE JUNHO

07/06 – “O Tambor”; dir: Volker Schlöndorff (Alemanha).

14/06 – “Curtas” + “Cazuza - O Tempo não Pára”; dir.: Walter Carvalho (Brasil).

21/06 – “Mephisto”; dir: István Szabó (Hungria).

28/06 – “Grande Sertão: Veredas”; dir: Geraldo e Renato Santos Pereira (Brasil).

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por