Artista expõe Mulheres guerreiras

Jornal O Norte
Publicado em 25/03/2009 às 11:36.Atualizado em 15/11/2021 às 06:54.

Dário Teixeira Cotrim


Colaboração para O NORTE


 


Com doze telas compridas e uma retangular gigante, a mostra de Weslley Silmor dá ao público montes-clarense uma amostra consistente do amplo e diversificado trabalho plástico de um pintor de apenas vinte anos de idade. Agora, a Secretaria Municipal de Cultura de Montes Claros, em parceria com o jornalista Ricky Terezi, convida toda a população de Montes Claros para uma visita, oportunidade ímpar para apreciar os trabalhos do jovem Silmor intitulado de “Mulheres Guerreiras”. A exposição ficará durante toda essa semana, de 16 a 23 de março de 2009



O foco dos trabalhos de Weslley é a mulher. A mulher de corpo esguio, de corpo nu e seminu. A mulher guerreira, aquela que está presente em todos os momentos do nosso cotidiano. Por isso, que vários caminhos são percorridos pela arte de Weslley. O que era uma cena de horror – em o navio negreiro – tornou-se uma agradável cena aos nossos olhos, tanto pela beleza das formas encontradas pelo artista para dar força o colorido, como pelas nuances das cores representativas de sua criação. Veja bem que as cores são fortemente vivas e reproduzem com fidelidade as sutilezas e os detalhes que o artista provoca com o seu pincel. A sensualidade é um aspecto forte, que simboliza o caráter erótico das imagens na gradação das cores e, também, é uma característica espontânea que obedece a uma lógica comum: a criação.



“Mulheres Guerreiras” veio no momento certo. No mês da mulher guerreira. A mulher, diz o poeta, é bela e adora quem lhe diz tudo o que de belo nela existe. O pintor não só diz, mas, também, ele retrata no seu trabalho todas essas belezas.



Disse-nos o experiente curador Ricky Terezi que o jovem artista plástico “Weslley Moreira, hoje conhecido como Weslley Silmor, foi um grande achado no mundo das artes norte-mineira, com apenas vinte anos de idade e com muito talento a ser lapidado é sem dúvida um dos novos talentos de nossa região que começa a ganhar destaque e garantir lugar no mundo das artes Plásticas. Por isso mesmo resolvi apresentar os melhores trabalhos desse jovem mestre, numa exposição intitulada ‘Mulheres Guerreira’, obras que Weslley dedica a sua mãe e todas as mulheres de fibra e garra. Espero que todos gostem e apostem nesse novo talento norte-mineiro”.



Pode-se agradecer ao mecenato a efervescência artística de Ricky Terezi pela proteção e pelas garantias necessárias oferecidas, com segurança, para a realização do evento. Por outro lado, a Secretaria Municipal de Cultura, que tem buscado valorizar as produções artísticas montesclarenses, com o mesmo prestígio e com o mesmo apoio cultural para todos, também apostou no talento do jovem pintor e abraçou a idéia de realizar a exposição: “Mulheres Guerreiras”. Assim, o espectador tem uma visão global da arte que permeia todas as obras de Weslley. Porque, apesar dos contratempos culturais, o artista foi buscando uma aproximação cada vez maior com o seu público, sempre na esperança de que as pessoas possam extasiar-se de maneira perfeitamente normal. Cada quadro seu vem representando as mulheres no meio sócio-cultural e destacando-as nas tradições e nos costumes.



Mais uma vez a secretaria municipal de Cultura saiu na vanguarda dos acontecimentos e preparou essa belíssima exposição de Weslley Silmor para o deleite e o entretenimento dos contumazes espectadores. “Mulheres Guerreiras” é um conjunto de quadros dos mais belos que já foram expostos na Galeria “Godofredo Guedes”, do Centro de Cultura “Hermes de Paula”. De sorte que podemos concluir que o artista plástico, em qualquer fase de sua arte, é um grande pintor para quem a pintura é a própria vida.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por