Michelle Tondineli
Repórter
A palavra presépio significa lugar onde se recolhe o gado, curral, estábulo. Mas também é a designação dada à representação artística do nascimento do Menino Jesus, num estábulo, acompanhado pela Virgem Maria, José, uma vaca e um jumento. Por vezes acrescentam-se outras figuras, como pastores, ovelhas, anjos, os reis magos, entre outros. Os presépios são expostos não só em igrejas, mas também em casas particulares e até mesmo em muitos locais públicos.
Com o intuito de expor seu trabalho artesanal, Maria Lucia Araújo Batista cria presépios com cabaças há mais de dez anos.
– Eu fazia o presépio com jornal e balão. Aí, um dia surgiu a ideia de criar o presépio nas cabaças, utilizando cola, gliter, gesso, cipó e outros materiais. Então, realizo a venda do presépio de dois modos, completo ou peça separada. O preço depende do tamanho, é de R$ 5,00 acima - afirma
O artesanato para dona Lúcia funciona como um hobby, algo que dá prazer.
- Eu trabalho com artesanato desde criança e sempre tive interesse. Esse trabalho é bom para mim, porque eu não tenho nem tempo de ficar triste e desanimada, é meu prazer. Posso vender, mas não fico rica. Trabalho com artesanato porque gosto e tem que ter paciência e dedicação, não é para qualquer um. Tudo tem seu tempo - diz.
A artesã explica que para criar um presépio depende do clima da cidade. Ele pode ser montado em um dia ou pode ser montado em uma semana.
- Eu trabalho com encomendas, então peço que me falem pelo menos uma semana antes da data quando querem o material pronto. Meu presépio já foi para o exterior, a freguesa comprou 50. E é no início de novembro que começam os pedidos para o natal, indo até o dia 24. Além do presépio também faço outros tipos de decoração natalina como as guirlandas, enfeites de parede, anjos, enfeites para árvore - afirma.
Para a cliente Marinilza Gonçalves Santos, o trabalho de dona Lúcia é o que mais faz sucesso na comunidade da Vila Guilhermina.
- Dona Lúcia trabalha muito bem, os produtos são detalhados, e não resisto em comprar só uma coisa. Costumo comprar para presentear, além dos enfeites de natal como imã de geladeira, pano de prato, toalha, tiara, bolsinha. Já indiquei o trabalho dela várias vezes. Hoje em dia é surpreendente o trabalho de dona Lúcia, tem que ter paciência e criatividade, mas muitos não sabem valorizar - finaliza.
Outras informações podem ser obtidas através dos telefones (38) 9154 - 7745 ou (38) 9172 -7478.
