Da Agência Minas
Representantes da Associação de Produtores Artesanais do Programa Artesanato em Movimento, do Governo de Minas, estarão se reunindo em Belo Horizonte, nos dias 28, 29 e 30 de abril, para discutirem e apresentarem ações para fortalecer e incrementar o artesanato nas regiões Norte e Nordeste do Estado. O evento acontece no auditório do Sebrae/MG, Avenida Barbacena, 288, Barro Preto, de 8h às 19h.
Durante o encontro, os artesãos vão participar de atividades que visam ao fortalecimento dos grupos gestores do Programa Artesanato em Movimento, com a realização de cursos sobre técnicas de liderança e empreendedorismo. Além disso, serão discutidas as ações que serão implementadas em 2008, relacionadas, principalmente, à comercialização dos produtos do artesanato.
De acordo com a consultora do Artesanato em Movimento, Ivone Martins, o objetivo do evento é a integração dos grupos gestores, que representam 150 municípios do Norte e Nordeste de Minas e mais de 1.600 artesãos, número de trabalhadores cadastrados no programa. “É importante fortalecer a interação entre os representantes locais, pois a união do setor é a força que pode impulsionar cada vez mais o mercado do artesanato”, destaca.
A gerente do programa, Marina Magalhães, explica que durante o encontro, os representantes vão discutir os rumos do comércio artesanal. “A maior demanda do setor é a busca de clientes, portanto, vamos ajudar a direcionar e definir ações, com foco nessa demanda, e tudo o que for acordado com os representantes será repassado aos artesãos”, completa. Para 2008, estão previstas, ainda, capacitações em 47 municípios.
PROGRAMA
O Programa Artesanato em Movimento foi criado em 2003 e visa à construção de alternativas sustentáveis para o desenvolvimento da comercialização do artesanato, exercendo um importante papel na atividade econômica e na diminuição da pobreza regional, gerando trabalho e renda para milhares de artesãos que vivem ou não exclusivamente deste ofício.
Desde o início do programa, cerca de 1.300 artesãos, já foram capacitados em dois grandes simpósios de capacitações, além das capacitações regionais.
O projeto é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan) e Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas (Idene), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Sebrae/MG. Participam 19 associações corporativas e 23 instituições apoiadoras.