Logotipo O Norte
Segunda-Feira,22 de Setembro

Artesãos de Moc têm nova diretoria

Jornal O Norte
Publicado em 06/01/2009 às 11:32.Atualizado em 15/11/2021 às 06:48.

Samuel Fagundes


Repórter



Foi realizada neste domingo, dia 04, a eleição para escolha da nova diretoria da Associação dos Artesãos do Município de Montes Claros. Concorreram duas chapas; Esperança composta por Walter Ferreira do Rosário, Vaneide Aparecida Vieira, Josué Cardoso de oliveira, Maria da Conceição Fernandes, Elizabeth Silva Garcia e Maria Aidê Pereira Lopes; Renovação composta por Maria das Dores Profeta (Dora), Tatiane Lopes Soares, Angela Mary, Magda Lucia Sarmento, Zirley Oliveira e Ivan Pereira. De acordo com os organizadores, 102 feirantes votaram e a chapa vencedora foi a Renovação, a nova presidente, Maria das Dores Profeta (Dora) terá um mandato de dois anos.



(foto: SAMUEL FAGUNDES)





Mais de cem feirantes se reúnem na Feira de Artes


e Artesanato de Montes Claros



Para o artesão Elton Anderson Fernandes, que faz parte da associação há dois anos, as eleições para eleger os membros da diretoria da associação são muito importantes, sendo uma forma da feira e da associação progredir mais e também sendo uma oportunidade para que os associados possam reivindicar melhorias junto aos candidatos.



- Eu espero que em 2009 aconteçam mais eventos, e com isso movimentar mais a feira de artesanatos – diz Elton.



FEIRINHA



De acordo com a atual diretoria são 180 feirantes que se reúnem na Feira de Artes e Artesanato, que é realizada nas quintas e aos domingos na Praça Dr. Chaves (Matriz). Na feirinha, como é chamada a feira de artesanatos, são expostos trabalhos em couro, madeira, papel, barro, metal, pedras, sementes,  tecidos, bordados,  bijuteria e ainda comercialização de biscoitos, sucos, doces, tortas e bolos caseiros, acarajé, arroz com pequi dentre outras coisas.



Maria Ferreira Freitas tem 85 anos e é uma das mais antigas na Feira de Artesanatos. Ela conta que já trabalhou até sem barracas, ao contrário do que é feito atualmente.



- Já trabalhei quando a feira era na frente da prefeitura, cheguei a trabalhar com as mercadorias no chão e umas cordas amarradas em pedaços de madeira. Eu espero que a nova diretoria consiga melhorias para a gente e que a feira cresça cada vez mais. O trabalho que eu faço aqui é meu combustível da vida, trabalhar na feirinha é minha diversão e motivação – conta a feirante.



Selma Maria Veloso Pereira é a atual presidente da Associação dos Artesãos e fica no cargo até o dia 19 de março. Segundo ela, a feira começou através da prefeitura no ano de 2000, e a Associação surgiu em 2004. 



OBJETIVO



Selma explica que além da feira de artesanatos, a associação também ajuda em algumas ações sociais, mas que o principal objetivo da associação é divulgar e valorizar o trabalho dos artesãos de Montes Claros. Para ela o principal problema da associação é a falta de recursos.



- Nosso problema é que trabalhamos com pouco dinheiro, e o que queremos é não deixar a feira acabar, porque tem muita gente aqui que depende da feira para viver.



Se a feira de artesanatos continuar com esse padrão de trabalho ela não “morre” mais. Tem que ser feita com amor mesmo, toda a associação trabalhou durante muito tempo para que essa feira não deixasse de acontecer nenhuma uma vez. Eu acho que a votação, que é um ato democrático, uma evolução que mostra que a feira está crescendo, então eu acredito que nesse ano de 2009 as coisas devem melhorar – conta Selma.



DIVULGAÇÃO



Selma ressalta que as propagandas da feirinha ou são feitas através de parcerias e principalmente do chamado boca-a-boca, pois segundo ela faltariam recursos se eles pagassem propagandas. Para Joseane Alves Macedo que frequenta a feira há mais de 1 ano, a feirinha é um ótimo local para se ir com a família, com os amigos ou até mesmo sozinho. Ela diz que o fato dos artesãos terem uma associação e de realizar uma eleição democrática mostra o quanto eles são organizados.



- A feira de artesanatos é um local muito bom, para vim e se divertir, ver novidades, ajuda muito os artesãos, e é bem interessante, têm varias barraquinhas de comidas típicas, então é muito bom! O fato de terem uma associação e de realizar uma votação para escolher os membros da sua diretoria, mostra que eles têm uma boa organização, isso é muito interessante – diz.



PARCERIA ENTRE ARTISTAS



Ângela Meire Santos Veloso expões seus trabalhos na feira há oito meses e que segundo ela estão tendo um bom retorno, mas que isso depende muito da harmonia entre os artesãos. Para ela, a feira é um lugar maravilhoso, onde seu trabalho está sendo conhecido tanto em Montes Claros como em outras cidades. Ela espera que a nova diretoria possa conseguir atender uma antiga reivindicação dos associados, que é um espaço que seja deles e que seja adequado para que todos possam expor seus trabalhos.



- Eu espero que a nova diretoria possa fazer ações para que a feira se desenvolva mais, e também desenvolver cursos para que nós possamos aprimorar nosso trabalho. Nós precisaríamos de um espaço só nosso, aqui na Praça da Matriz, por exemplo, quando chove atrapalha muito, e temos que levar em conta também que a feira reúne todos os artesãos da cidade, então deveríamos ter uma maior valorização e reconhecimento – afirma Ângela.



SERVIÇO



A feira de artesanato acontece todos os domingos durante todo dia na Praça Dr. Chaves (Matriz).

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por