Logotipo O Norte
Terça-Feira,23 de Setembro

Arraiá do instituto de cultura, comunicação e arte da periferia

Jornal O Norte
Publicado em 29/06/2009 às 10:44.Atualizado em 15/11/2021 às 07:02.

Michelle Tondineli


Repórter



Foi realizado fim de semana, nos dia 27 e 28, acontece o Arraiá do ICCAP - Instituto de cultura comunicação e arte da periferia, na Rua Chile, Bairro Independência. A festa contou com barraquinhas, bandeirolas, comidas típicas, a banda Encantos do Forró e uma grande festa.


 


A FESTA



A idéia da festa junina surgiu como forma de unir a comunidade e de resgatar a tradição festiva. Esta conclusão só pode ser encontrada depois que a Ong ICCAP realizou uma pequena pesquisa pelo bairro.



- O interessante é que em algumas ruas os moradores realizavam a festa para confraternização junina, eles tentam manter a festa para que seja algo interessante e festivo. E nós da Ong sentimos essa necessidade de unir o bairro e não só uma rua, alguns moradores - revela.



RECURSOS



Fabio revela que existe uma pequena falta de recursos, e que para resolver este problema toda à comunidade esta mobilizada em doações e trabalho voluntário.



- Mesmo com toda essa dificuldade eu acho que é o vamos passar no inicio.  Com esta festa o pessoal da comunidade esta ajudando na ornamentação, cortando bambu, folha de coco, a construção das barracas, conseguiu contribuição de amigos para fazer comidas típicas, vai ter uma banda da própria comunidade e esperamos que a festa esteja cheia - completa.



EQUIPE



Os voluntários das barraquinhas vão ter seu próprio lucro. Para que isso aconteça o ICCAP realizou parceria com moradores e outra o telecentro.



- Cada voluntário poderá tirar o seu próprio lucro, eu vendo o que faço e que é diferente de outra barrac e o lucro fica pra mim. O telecentro vende beiju, tem uma senhora que vende salgados, a nossa Ong vai pros jogos, e assim vai - explica.



O organizador de evento ainda conta que a idéia da festa é participativa, não importa quem recebe o maior lucro o importante é conseguir que cada morador participe.



A divulgação aconteceu em todo o bairro, inclusive nas escolas, de acordo com Fabio, o pessoal esta empolgado. Está previsto para a festa barraquinhas de jogos, prisão de amor, comidas típicas, bebidas, canjica, vai ter quadrilha e outros. Devido à falta de brindes algumas barraquinhas ficaram privadas como a pescaria.



- Vai ser muito bacana, por ser uma coisa que não acontece a muito tempo, com a participação de toda a comunidade, algumas pessoas fazem uma festa junina de confraternização na rua, mas não envolvem toda a comunidade, a intenção é ter a comunidade, o pessoal esta empolgado e acha que vai ser bom, principalmente o pessoal mais velho que sente falta - afirma.



O coordenador do evento Fabio Neves, informa que os moradores da rua aonde será realizado a festa limparam o espaço a ser usado e retiraram os entulhos da rua. É calculada cerca de mil pessoas no evento, que possui a entrada gratuita.



IGREJA



A igreja é participativa no bairro, faz muito trabalho junto a comunidade, ela realiza a própria barraquinha.



- Mas como não é todo mundo que freqüenta a igreja, resolvemos fazer a festa para a comunidade, porque às vezes as pessoas gostam da festa e não vão por envolver a igreja. Muitas pessoas da igreja estão ajudando, mas não especificamente a entidade - informa.



ONG REALIZA TRABALHOS CULTURAIS E SOCIAIS DURANTE TODO ANO



A Ong surgiu no ano de 2007, com o objetivo de auxiliar a comunidade na falta da cultura de periferia na juventude pela equipe de Hip Hop do Bairro Independência. Sem lugar fixo, ela vem realizando trabalhos com os jovens de 10 a 18 anos, como campeonato de futsal, dança de rua como Hip Hop, grafite, apresentações de bandas da comunidade e outros.



- Hoje o trabalho da Ong é realizado com o pessoal da juventude, no qual todo ano realizamos a copa jovem de futsal, e este ano vai ser a terceira edição no mês de agosto. Além disso, está previsto para a Ong a inauguração da escolinha de futsal para criança e adolescente - revela.



Os trabalhos realizados na área de esportes, lazer e cultura com o programa O Adeus de Jovem, vem enfocando o que existe de melhor na comunidade do Independência.



- Existe pouca área de lazer no bairro, por isso a Ong realiza estes trabalhos, também sendo uma das melhores formas para unir mais a comunidade e realizar trabalhos aonde não tem espaço, informa Fabio Neves.



PARCERIA



A Ong procura entidades, órgãos ou pessoas que estejam interessadas em realizar parceria para a realização dos trabalhos. A atual necessidade de ter uma sede fixa e de contribuição financeira são uma das maiores esperadas.



- Todo o trabalho é desenvolvido pelos integrantes da Ong e da comunidade, eles sim estão mobilizados para fazer as coisas acontecerem. Queremos manter a cultura viva dentro da comunidade - explica.



Para mais informações sobre a Ong e contribuição ligue (038) 9807-1905, ou pelo e-mail iccap7@gmail.com.



- Toda ajuda é bem vinda, seja com mão de obras, brindes, comida. Sabemos o quanto é difícil por isso estamos envolvidos juntos da comunidade, envolvidos pra fazer acontecer - afirma.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por