Michelle Tondineli
Repórter
O músico e compositor André Águia, apresenta o seu mais novo show Dia de Outono, hoje no bar Quintal, a partir das 22 h, onde faz um apanhado dos 20 anos de carreira apresentando canções que marcaram esse período e as músicas inéditas do seu mais novo trabalho que esta em fase de finalização o CD foi intitulado Carnaval de um futuro real.
(foto: DIVULGAÇÃO)
- Esse é um show de comemoração por quase 20 anos de carreira, vou fazer uma aparada de todas as épocas, passando pelos projetos, e interpretando MPB e Rock, como Milton e outros. Eu costumo falar que faço tudo como rock e roll disfarçado, e vou contar com a participação da percussionista Marley Brasil – afirma.
CARREIRA
Tudo começou em Porteirinha, no fim da década de 80, a primeira banda de André foi Carro Tanque, logo após partindo para a banda Zona Proibida, que acabou fazendo sucesso em Montes Claros.
- Eu tinha 14 anos na época e Brasil estava no auge do rock nacional, com banda como Paralamas do Sucesso e Titãs. O rock em Montes Claros acontecia nos antigos cinemas e que movimentavam a noite na cidade. Tinha bandas como o Clamidia, com o Marcelo de Paula e hoje é o De Paula, Lima Souto e outras bandas - lembra.
Na década de 90, Águia seguiu carreira solo na cidade de Belo Horizonte, em 94 formou a banda O Verso, com pessoas de BH, até o inicio do ano 2000.
- Nós gravamos um cd em 97 com produção do Marcelo Sussequinde, um dos maiores produtores da musica brasileira, foi uma produção muito boa, tanto de critica quanto de público. O nosso auge na época era muito em radio, principalmente na inconfidência. O cd tinha a ultima participação do Luis Guedes, com a música sentinela do Milton – revela.
Ainda na década de 90, o verso realizou um projeto considerado por eles mesmos, maluco, juntou a banda com a banda Stone Handes, de hardcore. O projeto novo chamava Os Orrivéis sem o H, com a maior formação de 12 pessoas, e mais alguns agregados.
- Era um som completamente novo, alternativo, uma mistura de rock com samba, que era o samba-rcok da cabeça enxada. Gravamos um álbum com os Orriveis, chamado pessoas ótimas, em 2003, e fizemos grandes shows de 2000 ate 2005 - afirma.
Logo após o final dos orriveis, Águia retorna a Montes Claros com carreira solo e participações especiais com o Clube da Esquina, gravando alguns singles como na beira do caos.
NOVO PROJETO
Águia está em época de finalização da gravação de seu mais novo cd, que foi gravado e produzido em Montes Claros, e contou com a participação de vários músicos como: Marcelo Andrade, Marcos Neves, Fabiana Lima, César da banda ruído Jack, do Chico Mineiro, Cláudio Mineiro, entre outros.
- Esta bem interessante e vai ser finalizado agora em julho, e ainda estou tentando conseguir recursos para lançá-lo, porque ele é um disco dentro da lei de incentivo, gostaria até de deixara aberto para os empresários ou interessados em dar apoio ao cd pra colaborar – conta.
CIDADE DA ARTE E CULTURA
O publicitário e professoar André Águia fala que Montes Claros é mesmo a cidade da arte e da cultura, que tem talentos enormes como no conservatório, que produz cada vez mais artistas, tendo talento em todos os segmentos e ângulos.
- Com todos esses artistas acho que falta palco, falta espaço e falta incentivo. Nós observamos que circula certa produção musical e que vão mais para outro som, nada contra axé e música baiana, mas é só isso, vivem tocando, e quem tem mais uma proposta autoral, e com som diferente não tem espaço, e acabam enfrentando dificuldade para mostrar o seu trabalho. Deveria ter praças, teatros e eventos que se falarem pra eles tocarem, eles tocam e tem muita coisa boa acontecendo ai - afirma.
PALCO OU BARZINHO?
O músico conta que já tocou muito em barzinhos, mas hoje seu propósito é tocar em palco com músicas de sua própria autoria, mesmo que falte na cidade uma concha acústica para a realização de eventos mais periódicos.
- Já fiz muito barzinho sequencialmente, hoje não faço mais, atualmente quero trabalhar com músicas próprias. Tem muito barzinho pra fazer música, com bilhetinho e não são bem renumerados, os artistas tocam porque precisam – afirma.
CURIOSIDADES
Em uma pesquisa em blogs, Águia fala que encontrou um blog do carioca Edson Aquino que faz uma crítica muito boa para a banda o verso. Quem quiser pode baixar algumas músicas da banda. O blog chama Gravetos e Berlotas, e o endereço é http://gravetos-berlotas.blogspot.com/ direto no link do verso http://gravetos-berlotas.blogspot.com/search/label/O%20Verso