Alunos de sopro realizam apresentação

Jornal O Norte
Publicado em 17/06/2009 às 11:25.Atualizado em 15/11/2021 às 07:02.

Michelle Tondineli


Repórter



Hoje às 19h no auditório Marina Lorenzo Fernandez, os alunos da turma de sopro trompete e sax, vão fazer uma apresentação musical. Sob a coordenação do professor Itamar Dantas, a apresentação contará com a participação especial de uma banda evangélica de sopro.



APRESENTAÇÃO



Cerca de 20 alunos irão se apresentar nesta noite, com um repertório erudito e popular, sendo músicos do ensino fundamental e técnico das turmas de sopro. Eles têm entre um e cinco anos de conservatório. É uma apresentação anual que mostra o desenvolvimento dos alunos durante o semestre letivo e eles estarão divididos em quartetos de sax e trompete, além dos solos de piano e sax.



O professor Itamar Dantas leciona no conservatório estadual de música Lorenzo Fernandez desde 2001. Ele conta que quando começaram existiam alunos maravilhosos da turma de trompete e sax.



- Os instrumentos de sopro são fundamentais para exercícios físicos e mentais, deve-se saber como trabalhar com eles - comenta.



SOPRO



Os instrumentos de sopro produzem som pela vibração de uma coluna de ar. De modo geral, a afinação dos instrumentos de sopro depende do tamanho dos tubos, quando existentes. Quanto maior é o instrumento, mais baixa é a afinação e mais grave é a sonoridade.



Em instrumentos que não possuem tubos, como a gaita, o acordeão e outros instrumentos de palheta livre, a afinação depende do tamanho da palheta. O timbre destes instrumentos depende em geral do meio de produção de som, palhetas, lábios, arestas, do formato e do comprimento dos tubos.



Muitos instrumentos de sopro são transpositores. Isso significa que, por razões de construção, a afinação destes instrumentos não se baseia na fundamental Dó, mas em outras notas, as mais comuns são Si, Mi e Fá. Como as partituras são feitas geralmente como se o instrumento fosse afinado em Dó, a nota que soa não é a mesma que está escrita. A primeira turma de trompete teve inicio no ano de 1993 e a primeira turma de sax surgiu a cerca de 30 anos.



O professor Itamar Dantas conta que os alunos procuram sempre desenvolver da melhor forma o sopro sendo bastante interessante.



- A questão do instrumento é interessante e importante de forma física para a saúde. Sendo possível ter uma técnica de respiração e são pessoas completamente saudáveis que não fumam e não bebam. Já na questão emocional é importante, desenvolve uma forma mental que trabalhamos para manter o sopro constante - explica.



A entrada para  assistir a apresentação é gratuita, para mais informações ligue (038) 3221 – 4466.



- Espero que todos possam ir nos assistir, pois vale à pena. É uma apresentação maravilhosa e que ainda terá uma participação especial - convida.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por