As obras estão à disposição do público
Paula Machado
Repórter
Do dia 12 a 17 de maio acontece em Montes Claros a Semana da Abolição, com várias programações e atrações que relatam o dia-a-dia e a cultura do afro-descendente.
O objetivo principal do projeto é integrar esta comemoração ao calendário oficial dos eventos da cidade, para resgatar e valorizar a luta da população afro-descendente representada pelo movimento social negro, que busca a igualdade social e melhores condições de vida.
E somando a isso também a necessidade de explicar, fazer um aprofundamento e uma reflexão a respeito da cultura negra, com a elaboração de proposições para o fortalecimento das políticas públicas, federais, estaduais e municipais.
Dessa forma, a Semana da Abolição foi criada para que se possa executar as atividades múltiplas, do ponto de vista sócio-cultural e didático. Com diversos parceiros, a semana conta com propósito de reforçar os programas, projetos e atividades que ajudem a manter acesa a chama pela liberdade do povo negro.
Segundo o coordenador municipal das Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Roberto Rolino, pela primeira vez na história republicana e democrática do país pode-se discutir políticas de ações afirmativas e de igualdade racial.Uma das grandes conquistas para os afro-descendentes, de acordo com a sansão do governo federal da lei 10.639 que visa a abertura de espaços para que a população negra possa ser inserida. O que acontece hoje dentro da sociedade é que o negro não vive a democracia racial desejada. Estatísticas provam que a população negra lidera os índices de desempregos e de baixos salários. Por isso, a busca pela igualdade, para que as diferenças sejam quebradas.
Coordenador municipal das Políticas de Promoção
de Igualdade Racial, Roberto Rolino
Roberto afirma que o projeto faz parte do calendário de festividades de 2008, organizado pela coordenadoria de políticas de igualdade racial do município. Durante todos os meses do ano a expectativa é de realizar eventos para valorizar a cultura negra, a beleza da cultura e promover a participação da sociedade através de eventos didáticos.
Revela ainda o significado das cores expostas no evento. O porquê da escolha das cores.
- Elas simbolizam o continente africano. O vermelho é o sangue que foi derramado, o amarelo são as riquezas que foram roubadas, o verde são as matas que foram desmatadas e o preto simboliza todo o continente - explica Roberto.
GALERIA ZUMBI
É a primeira vez que um projeto como esse é realizado. Mas com o intuito de inserir esse e outros eventos dentro da programação cultural da região. A proposta é de dar visibilidade através da galeria Zumbi, que é um espaço cultural destinado a esse fim e ao Cedafro – Centro de Referência de Documentação e Valorização da Cultura Afro-brasileira, que funcionará durante todo o ano numa sala de aula com cursos ministrados pelo professor Leonardo Campos e palestras, onde o foco será a cultura negra com suas características e particularidades.
SECRETARIA
A secretaria de Igualdade Racial foi instituída em maio do ano passado e tem o objetivo de valorizar a cultura negra como as demais etnias, apesar de ser em sua maioria destinada à população negra. Por ser maior, e ela tem como função, diminuir as desigualdades sociais.
O dia 13 de maio ficará marcado na história, pois é o dia em que o projeto de lei criou o conselho municipal de formação da igualdade racial e o fundo municipal de formação da igualdade racial. Agora, todas as políticas municipais terão um órgão fiscalizador, que irá monitorar o cumprimento e a elaboração dessas respectivas políticas, o que facilitará o avanço de conquistas junto com a administração pública municipal.
(fotos: XU MEDEIROS)
PROGRAMAÇÃO
Dia 15-05 Mini-curso – lei 10.639/03
O desafio pedagógico para a promoção da igualdade racial
Instrutora: Professora Ralime Nunes Raim
Local: CEDAFRO - mercado municipal
Horário: 8h às 18h
Oficinas de penteados afros
Instrutor: Professora Viviane
Local: Galeria Zumbi – mercado municipal
Horário: 8h às 18h
Primeira amostra de artesanato de economia solidária
Local: galeria Zumbi
Horário: 8h às 18h
Dia 16-05 – Mini-curso economia solidária
Instrutor: Gabriel Barros de Brito
Local: CEDAFRO – Mercado municipal
Horário: 0h às 18h
Dia 17-05
Primeira mostra de artesanato da economia solidária
Local: Galeria Zumbi
Horário: A partir das 8h
Workshop capoeira – arte brasileira
Horário: 8h30 às 11h30
Participação especial: mestre macaco
(Santo Amaro da Purificação – Bahia – Brasil)
Mostra de cinema com o filme “Bimba – capoeira iluminada”
Roda de capoeira
(Coordenação: associação de capoeira Luanda)
Show de encerramento com a banda de reggae Seu Ystilinga
Horário: 11h45