A voz e o instrumento: Professora de canto, preparadora vocal e diretora musical Babaya ministra, em Montes Claros, oficina para a prática de canto popular

Jornal O Norte
10/09/2007 às 18:17.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:16

Jerúsia Arruda


Repórter


jerusia@onorte.net

No período de 17 a 23 de setembro, o projeto Conexão Telemig Celular promove, em Montes Claros, uma série de oficinas voltadas para a produção e mercado musical. São dezesseis oficinas ministradas por importantes nomes da música mineira, gratuitamente. Entre elas, a oficina A voz e o Instrumento, ministrada pela professora de canto, preparadora vocal e diretora musical, Babaya, pela acontece em Montes Claros pela segunda vez dentro do projeto.



A cantora e preparadora vocal Maria Amália Morais – Babaya; uma das maiores representantes mineiras da arte cantar


(foto: arquivo)

Voltada para cantores com alguma e experiência, a oficina trabalha a prática de canto através dinâmicas de interpretação, tendo como referência a linguagem teatral, utilizando a voz para o canto popular por meio de exercícios vocais que proporcionam aos músculos responsáveis pela produção da voz mais qualidade, saúde, resistência e longevidade.

Durante as aulas, Babaya desenvolve temas que orientam, também, as pessoas que utilizam a voz de maneira intensa e necessitam aprender a usá-la com mais conforto, protegendo-a do uso indevido. A professora utiliza, ainda, métodos que proporcionam aos cantores a possibilidade de praticar o canto em grupo.

Babaya esteve recentemente em Montes Claros, apresentando o espetáculo Singelo e Simples, ao lado do músico e produtor cultural Nestor Sant’Anna, onde interpretou canções de domínio público, e antigos sucessos da música popular brasileira. A cantora também participou do projeto 4 Cantos, com direção do cantor, compositor e arranjador Fernando Muzzi, que reuniu músicos e cantores de estilos variados, durante mais 700 horas de preparação e dezoito encontros mensais iniciados em março de 2005 e encerrados no ano passado. O projeto reuniu 45 músicas do cancioneiro popular, regional, MPB e canções de compositores de Montes Claros, interpretadas pelos participantes, registradas em CD.

OFICINA

Podem participar da oficina cantores e cantoras com mais de 15 anos de idade. De acordo com a ficha de inscrição, não poderão participar pessoas com problemas graves de rouquidão. Os participantes devem ir com roupas confortáveis e, se quiserem, poderão levar violão, percussão ou outro instrumento que tocam.

A oficina oferece 20 vagas e não aceita ouvintes. As aulas acontecem nos dias 20, 21 e 23 de setembro, de 14h às 18h. As inscrições podem ser feitas na secretaria de Cultura de Montes Claros. Outras informações pelo telefone (38) 3229-3456.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por