Márcia Braga
Colaboração para O NORTE
Já estão abertas as inscrições para a oficina Lutheria Rio Acima, para fabricação de viola caipira e rabeca. A oficina, que existe desde o ano 2000 e já formou cerca de 150 alunos, muitos deles tocando hoje na Orquestra de Rabecas do Sertão, oferece cursos em que o aluno aprende a fazer o instrumento. A iniciativa é da secretaria municipal de Cultura.
A intenção é espalhar o número de tocadores, violeiros e rabequeiros, numa manifestação que é bem característica do Norte de Minas, como na Folia de Reis, por exemplo.
As oficinas acontecem no espaço onde se encontra a Casa do Tambor, na avenida Deputado Esteves Rodrigues, próximo ao prédio da Prefeitura, em turmas de adolescentes e adultos, de segunda à quinta-feira, e têm duração de três meses. De acordo com Leonardo Avelar, coordenador do projeto, a taxa de inscrição de R$20,00 (vinte reais) é apenas para manutenção dos instrumentos, já que os alunos não pagam pela madeira e nem pelo aprendizado.
Os interessados em se inscrever na oficina Lutheria Rio Acima podem procurar a secretaria municipal de Cultura no prédio do Centro Cultural Hermes de Paula, na Praça Dr. Chaves (Matriz).