Logotipo O Norte
Quinta-Feira,28 de Novembro

A política na visão do conflito familiar no Cinema Comentado

Jornal O Norte
17/05/2008 às 11:57.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:33

Marcia Braga


Colaboração para O Norte

Prossegue no Cinema Comentado Cineclube, ponto de Difusão Digital, a mostra Cinema e Política. Neste sábado, dia 17 de maio, será exibido o filme Ventos de Liberdade, direção de Ken Loach.

O tema central de Ventos de Liberdade (2006), do diretor Ken Loach, é o período entre a Guerra da Independência e a Guerra Civil irlandesas. O filme se passa em County Conrk, localidade que se tornou o centro nervoso da resistência à invasão britânica durante 1920, ano no qual o filme se inicia. No início da narrativa a violência das tropas inglesas empurra os personagens para um canto em que eles se vêem forçados a reagir violentamente: jovens trabalhadores e camponeses se unem para formar um exército de guerrilha e resistir assim a brutalidade do inimigo. Depois das primeiras e bem sucedidas ações do grupo rebelde, a atenção se desloca da guerra civil para os conflitos internos entre os integrantes da guerrilha. Em lugar da aparente e tradicional batalha entre os bons e os maus, começa um conflito entre os que lutam pela liberdade.

A questão política é discutida através de um conflito familiar. O protagonista, Damien, é um jovem que abandona a medicina para se reunir ao irmão, Teddy, na luta contra os ingleses. No entendimento e desentendimento entre eles é que o filme se realiza enfatizando as características fílmicas da obra de Loach: uma ficção com aparência de registro documental.

O filme se apóia numa encenação que não segue a convenção narrativa da grande indústria do audiovisual – nem no desenhos dos personagens e trabalho dos atores, nem no comportamento da câmera diante da cena.

“Nosso filme é um pequeno passo para levar os britânicos a encarar sua história imperialista. Quem sabe, se contarmos a verdade sobre o passado, possamos falar a verdade sobre o presente”. Com essas palavras, o cineasta recebeu a Palma de Ouro no Festival de Cannes.

O Cinema Comentado acontece na sala Geraldo Freire, ao lado da câmara municipal, a partir das 19 horas, com entrada gratuita.

PRÓXIMAS SESSÕES

Mostra Cinema e Política


24/05 – “Balzac e a Costureirinha Chinesa”, dir: Dai Sijie.


31/05 – “A Hora e a Vez de Augusto Matraga”, dir: Roberto Santos

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por