Paula Machado
Repórter
Começa nesta segunda-feira, dia 19 de maio, a abertura do centenário do grande mestre da lutheria, do chorinho e das artes plásticas, Godofredo Fernandes Guedes.
A iniciativa é da secretaria municipal de Cultura de Montes Claros, juntamente com a família Guedes. O objetivo é homenagear e divulgar as obras e músicas do cidadão, considerado um ícone e para a cultura montes-clarence.
ATRAÇÕES
O neto de Godofredo, o também cantor Gabriel Guedes, marcará presença no dia 20 de maio no “Tom da Terça especial Godofredo Guedes” – onde interpretará canções do seu avô.
- Essa homenagem no Tom da Terça é uma demonstração de carinho e respeito pelas obras e pelo cidadão singular que foi Godofredo Guedes. É uma homenagem merecida, que partiu da idéia de meu tio Hélio Guedes – ressalta Gabriel Guedes, filho de Beto Guedes.
O evento com idéia do artista plástico Hélio Guedes, filho de Godô, como era chamado pelos amigos, também tem o apoio e a coordenação de Walkíria Braga. Uma grande fã de Godofredo.
- É muito importante ver a mobilização da população, pois suas obras e canções são de suma importância para a cultura local. Sou uma grande fã dele - afirma Walkíria, coordenadora do projeto.
Outra atração do evento é o projeto Roda de Choro da Unimontes, idealizado pelo professor/mestre em execução musical, Luciano Cândido. O projeto tem como objetivo aglutinar músicos, estimular a formação de grupos e a prática do choro, buscando promover o desenvolvimento musical e cultural de seus participantes, dando oportunidade para a valorização do nosso acervo musical e descoberta de novos talentos. Além disso, o projeto desenvolve ações educativas em música, como shows informativos, oficinas de música e palestras.
Durante o evento vai realizar um repertório que reúne, entre choros e modinhas, composições de Godofredo Guedes que marcaram época e influenciaram profundamente os rumos da música em Montes Claros.
É formado por professores, alunos da Unimontes e músicos convidados. O projeto tem se apresentado desde 2003, em vários eventos em Montes Claros e região.
- O evento é muito importante para Montes Claros, para valorizar a nossa cultura e os artistas que deram suas contribuições para a cidade. Godofredo Guedes não foi só um grande músico, mas também um excelente instrumentista, compositor e luthier. Ele conseguiu resumir em suas obras muito da cultura norte-mineira - ressalta Luciano Cândido.
PROGRAMAÇÃO CENTENÁRIO DE GODÔ
Dia 19-05 Abertura
- Retrospectiva GG (19 a 27 -05)
Produção: Durval Santos
Exposição dos quadros do artista plástico cedidos pelas famílias que adquiriram às obras.
- Projeto Roda de choro da Unimontes
Coordenação: Luciano Cândido Sarmento – doutor e especialista em choro
- Lançamento do Salão internacional Virtual de Caricaturas GG
Onde serão escolhidas as melhores caricaturas que homenageiam o músico.
O valor do prêmio principal é de quatro mil reais. Haverá outros prêmios para os jovens talentos. Esse concurso terá início dia 19 e terminará no dia 31 de outubro.
Dia 20-05 às 20h30
Tom da Terça Especial – Godofredo Guedes
Participação de vários artistas – entre esses, o neto do mestre Gabriel Guedes.
Local: secretaria municipal de cultura – Praça Doutor Chaves, 32 - Centro.
Dia 30-05 Inauguração da galeria de arte de Ivana tupinambá
A artista vai ceder parte de seu espaço para prestar homenagem a Godofredo Guedes.
Avenida João Chaves, 577 - São Luiz.