Esse é o tema do curso de extensão promovido pela faculdade de Jornalismo da Soebras, que amplia a discussão sobre a linguagem e o papel do cinema e o panorama da sétima arte no Brasil e no mundo. As aulas acontecem até o final de novembro
Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
Com o objetivo de resgatar o olhar humano para o papel social e cultural da imagem, utilizando o cinema como recurso metodológico, o curso de Comunicação Social/Jornalismo do Crecih - Centro Regional de Estudos em Ciências Humanas, em parceria com a jornalista, escritora e produtora cultural, Lara Araújo, promove, a partir do próximo dia 15 de setembro, o curso de extensão A imagem e o recurso cinematográfico. As aulas acontecem aos sábados, durante todo o dia, até o final do mês de novembro.
Segundo Lara Araújo, o curso é aberto a estudantes de todas as áreas e idades e tem a proposta de despertar o interesse e um entendimento maior sobre cinema.
- Durante as aulas vamos discutir o fascínio que a imagem em movimento provoca; a história e papel social do cinema; as principais escolas cinematográficas; cinema-industrial, cinema-arte e o panorama atual do cinema no Brasil e no mundo – explica a professora.
O curso é ministrado
pela jornalista Lara Araújo
(foto: Wilson Medeiros)
Graduada em Jornalismo pelo centro universitário Uni BH, onde realizou projeto de pesquisa sobre cinema, Lara Araújo também possui curso de especialização em produção cinematográfica e em história e crítica cinematográfica, pela Escola Livre de Cinema de Belo Horizonte.
- Meu trabalho de conclusão do curso de jornalismo foi sobre cinema e psicanálise, uma abordagem sobre a loucura e a arte e, na Escola Livre de Cinema, que forma diretores, fotógrafos, roteiristas, figurinistas, críticos e outros profissionais da área, pude conviver mais de perto o universo da imagem em movimento – completa.
Lara produziu os curtas Um dia meio parado e Ratos, selecionados pelo Prêmio Telemig Celular Curta o Minuto e Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte, respectivamente.
- Durante o curso, vamos apresentar produções que marcaram as várias fases da história do cinema, documentários, curtas-metragens e outras produções mais recentes. O objetivo central é despertar para uma mudança de olhar. Na realidade atual vivemos sufocados com excesso de informações visuais e a imagem se banalizou. Nosso objetivo é mostrar como o cinema possibilita uma leitura interdisciplinar sobre o homem e seu tempo e preparar os alunos para um possível aprofundamento nos estudos sobre a sétima arte – explica.
As inscrições estão abertas e as aulas acontecem semanalmente, no campus Funorte São Luis, ap partir do dia 15 de setembro. Outras informações e inscrições pelos telefones (38) 9971-1094 ou 3221-1094.