A Bela e a Fera reforça que a beleza está além das aparências

Jornal O Norte
19/07/2008 às 11:48.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:38

Fabíola Cangussu


Repórter

Neste domingo no palco do Centro Cultural, o grupo de teatro Os Dez Mais, presenteia crianças e adultos com a adaptação do clássico A Bela e a Fera, contos dos Irmãos Grimm, responsáveis pelas maiores e mais famosas histórias infantis, e que consegue nesse texto ser atual ao discutir um dos grandes problemas da sociedade, o preconceito com as diferenças.

O grupo Dez mais, que teve origem no Faceato, foi criado há cinco anos, e sempre buscou montar peças para o público infantil como forma de garantir que a criança desde cedo desperte o interesse pelo teatro.

- Todos os anos, procuramos apresentar pelo menos uma peça infantil, com o objetivo de conquistar esse público exigente. Já montamos entre outras Pinóquio e O Lobo Mal e os três porquinhos. O sucesso nos fez ver que estamos no caminho certo e que não podemos abandonar esse público – explica o coordenador do grupo Diógenes Câmara.

A atriz Daiana Andrade, durante 50 minutos, empresta seu talento para dar vida a Bela, personagem forte e doce dos irmãos Grimm.

- O que mais encanta nessa personagem é o seu poder de discernimento. Ela consegue olhar além das aparências. Isso deve servir de exemplo para todos nós que vivemos numa sociedade que cultua o corpo, e que pode desencadear sérios problemas, inclusive de saúde nos adolescentes como anorexia e bulimia. A Bela e a Fera procura despertar nas crianças a capacidade de olhar o mundo além das aparências – comenta Daiana.

A pedagoga Maria Helena Souza diz que as histórias além do entreterimento, tem o papel de discutir temas importantes para a sua formação.

- Tanto pais quanto professores têm as histórias como ferramenta de ensino, pois podem discutir o comportamento social, em cada história, como os preconceitos, a maldade e a inveja. No caso da Bela, é uma ótima oportunidade para os pais discutirem quais os valores que desejam para os filhos. Sendo o contrapeso dos bombardeios das idéias anorexias veiculadas pelos meios de comunicação – ressalta a pedagoga.

ELENCO

Bela - Daiana Andrade


Fera – Rodinaldo Brito


Pai – Diógenes Câmara


Mãe da Fera – Monick Ramire


Gastão – Bira Moreira


Cirilo – Gilmar Honorato


Príncipe – Ernane Pimenta

HORÁRIO: 10.30h e 18h


DATA: 20/07/08


LOCAL: Centro Cultural

ENREDO

Passado numa pequena aldeia francesa no final do século XVIII, A Bela e a Fera segue as incríveis aventuras de Bela, uma jovem atraente e inteligente que foge da rotina tediosa de sua vida provincial – e dos incansáveis galanteios de seu belo, mas brutal pretendente, Gastão – através dos livros. Quando seu pai, um inventor, vai dar no castelo de uma fera horrenda e é feito prisioneiro, Bela chega para salvá-lo e se oferece para assumir o lugar do pai. Com a ajuda dos empregados encantados do castelo – um bule de chá, um candelabro e um relógio, entre outros – ela logo passar a ver que por trás da aparência assustadora da Fera se esconde o coração e a alma de um príncipe humano. Enquanto isso, consumido pela rejeição e pelo ciúme, Gastão demonstra ter o coração de um monstro e lidera uma turba enfurecida até o castelo para a cena climática do filme. (Disney)

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por